Diamantina, no Vale do Jequitinhonha – que teve sua primeira morte pelo novo coronavírus registrada na terça-feira (30) –, recebeu 10 respiradores do Governo de Minas para reforçar o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade, que é referência em atendimento a pacientes com COVID-19 na região.
Leia Mais
Menina de 4 anos morre de COVID-19 em DiamantinaCOVID-19: Santa Casa de Formiga tem 19 respiradores para pacientes infectadosCOVID-19: Médicos denunciam falta de respiradores na UPA do BarreiroÀs 16h20, PM apreende cerca de duas toneladas de maconha em MinasEm uma semana, Leopoldina registra quase 100 novos casos de COVID-19Novo recorde: Minas registra 73 mortes por COVID-19 em 24 horasCom luzes vermelhas, pontos turísticos de BH alertam para crise no setor de eventosCruz Vermelha realiza blitz sanitária educativa na região Centro-Sul de BHA secretaria informou que os equipamentos fazem parte dos 500 respiradores anunciados pelo governador Romeu Zema(Novo) em 16 de junho.
Os dez respiradores chegaram à cidade na tarde dessa quarta-feira (1º julho), e a montagem dos equipamentos será feita no início da próxima semana.
De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa de Caridade de Diamantina, Dalgésio Santos, na terça (7) a empresa especializada iniciará a montagem, calibragem e testes dos novos respiradores.
Segundo a Regional de Saúde da cidade, com a chegada dos novos equipamentos aumenta em mais de 62,5% a capacidade de atendimento a pacientes necessitados de ventilação mecânica na macrorregião do Jequitinhonha.
O óbito em Diamantina foi de uma criança de quatro anos, a vítima mais jovem a morrer por causa do novo coronavírus em Minas Gerais. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora da Saúde.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina