Um respirador mecânico, desviado do Hospital Municipal de Costa Marques, em Rondônia, no último dia 25, foi apreendido na tarde dessa segunda-feira, no Centro de Belo Horizonte. Inicialmente, a Polícia Civil informou que o equipamento era de Roraima, mas corrigiu o estado.
Leia Mais
Massagem cardíaca feita por policial salva bebê de 16 dias em BarbacenaPolicia de Monte Azul investiga crime virtual de mulher contra criançaPolícia apreende drogas, munições e mais de R$ 6 mil em Santa LuziaDupla assalta pedestres no Centro de BH, foge em táxi, e é detida pela Polícia Militar Polícia recupera respiradores roubados em Ribeirão das NevesEm uma semana, Leopoldina registra quase 100 novos casos de COVID-19Pacientes denunciam más condições no Hospital Júlia KubitschekA polícia obteve informações sobre um suspeito, que receberia aparelhos desviados. Segundo o delegado, na perseguição ao homem, o suspeito havia acabado de receber o aparelho por encomenda. Segundo levantamento da polícia, esse homem é conhecido por comercializar equipamentos médicos usados no tratamento da COVID-19 e pretendia revender o aparelho, especialmente em razão do aumento do valor durante a pandemia.
As investigações tiveram início em Rondônia, onde um homem, responsável pelo desvio, tinha sido preso. Existe a suspeita de participação de agentes púbicos do sistema de saúde daquele estado, cuja polícia emitiu um alerta nacional, solicitando ajuda de cada polícia estadual.
O homem está preso na 2ª Delegacia Especializada de Combate à Corrupção da Policia Civil de Minas Gerais. O respirador, que era o único destinado àquela unidade de saúde, será restituído urgentemente para que o atendimento a doentes com coronavírus de Rondônia possam ser atendidos.
As investigações foram conduzidas por detetives da Divisão Especializada de Combate à Corrupção, Investigação a Fraudes e Crimes contra a Ordem Tributária, comandados pelo delegado Domiciano Monteiro.