Jornal Estado de Minas

RIBEIRÃO DAS NEVES

Homem de extensa ficha criminal é morto pela PM ao roubar carro e fazer famílias reféns

Um homem de 36 anos com extensa ficha policial foi morto na noite dessa quarta-feira (8) durante embate com a polícia em Ribeirão das Neves, na Grande BH. "Gordinho", como era chamado, furou uma blitz, roubou um carro, fez duas famílias de refém e morreu ao reagir à ação de PMs.




Os policiais realizavam uma blitz no bairro Cabral, em Contagem, também na Grande BH, quando um veículo Nissan fugiu da abordagem. Militares se mobilizaram e os seguiram pela BR-040. Os homens, em determinado momento, abandonaram o carro e seguiram a pé pela rodovia.

Um dos ocupantes do Nissan foi localizado e preso. Ele admitiu que o automóvel era clonado e, por isso, fugiram da blitz. Gordinho, que era o outro homem que estava no carro, conseguiu fugir e tomou um novo veículo de assalto, um Fiat Cronos.

O autor seguiu, então, rumo ao Bairro San Reno, em Ribeirão das Neves. Os policiais foram até o local e lá o identificaram, trajando calça jeans e blusa branca.

Ele conseguiu fugir e seguiu para outra rua do mesmo bairro. Lá, ele teria invadido uma casa e feito uma família de refém. Ao perceber a chegada dos militares, ele pulou o muro e invadiu uma casa vizinha.



Os militares identificaram a segunda casa que Gordinho teria invadido e se deslocaram até o local, onde ele fazia uma outra família de refém: uma mulher e uma criança de apenas quatro anos. A moça contou que o autor a ameaçou com uma arma e apontou a direção que ele teria ido.

Gordinho estava se escondendo em um quarto isolado, nos fundos da casa. Os militares abriram a porta e ele apontou uma arma contra os oficiais. Houve uma tentativa mal sucedida de negociação, segundo a PM, que efetuou um disparo contra o autor.

Ao levar o tiro, Gordinho ainda apresentava sinais vitais. Ele foi socorrido pelos próprios policias e levado ao Hospital São Judas Tadeu, mas morreu no caminho. A corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso e vai apurar os fatos. 

A ficha de Gordinho contava com histórico de homicídio, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de armas. O caso foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Plantão de Ribeirão das Neves.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais