Jornal Estado de Minas

ARTE URBANA

Grafite: Concurso com prêmio de R$ 10 mil prioriza mulheres na arte

A Fábrica de Graffiti abriu um concurso que vai selecionar dois artistas para pintar o maior painel de grafite do Brasil, um mural de 10 mil m² que fica na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Conforme o edital, pelo menos um dos dois artistas vencedores precisa ser mulher. Além da viagem, os selecionados receberão, cada um, o prêmio de R$ 10 mil. As inscrições estão abertas até o próximo dia 15 no site do Fábrica de Graffiti.




O concurso será dividido em duas etapas. Durante a primeira, os curadores e parceiros do projeto vão selecionar 10 inscritos para avançarem para a segunda fase. Essa seleção será feita com base nos critérios dos jurados e na pontuação gerada no ato da inscrição. Na contagem de pontos, mulheres, pessoas que têm formação em artes ou experiência na área, entre outras características importantes, terão uma pontuação maior, conforme o edital:


A segunda etapa se dará por votação pública, que será feita exclusivamente no site do Fábrica de Graffiti. Dessa forma, o público vai escolher os dois vencedores, sendo que um deles tem que ser mulher. A divulgação dos finalistas e a abertura da votação pública será no dia 16 de julho, e o nome do vencedor será divulgado no dia 31 de julho.





Inscrição


Os artistas deverão enviar, no formulário, as fotos de suas obras para serem avaliadas. Serão desconsideradas imagens em má qualidade; imagens de referência que tragam junto grafites de outros artistas, sem identificação de autoria ou sem layout com informações de identificação. Vale ressaltar que fotos plagiadas de outros artistas também serão desclassificadas.

Para que a inscrição seja confirmada, é essencial fornecer todas as informações das fotos, e também curtir as páginas @fabricadegraffiti@pomme.art.br e @colorginarteurbana no Instagram.

O projeto é fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura, com a realização da Fundação ArcelorMittall e apoio da Prefeitura de Barra Mansa, e tem o intuito de valorizar a arte e o trabalho de artistas nacionais. O programa já produziu, até então, os maiores murais de graffiti de Minas Gerais e da Bahia, além de formar 200 novos artistas urbanos.

*Estagiária sob a supervisão da editora Liliane Corrêa