A decisão de Alexandre Kalil (PSD) de não promover a nova fase de reabertura comercial desagradou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), nesta quinta-feira (9). O prefeito optou por manter apenas os serviços essenciais abertos devido ao avanço da COVID-19 e pelas crescentes taxas de ocupação de leitos clínicos. No entanto, a CDL considera a postura da prefeitura autoritária e alega que ela tem provocado estragos irreparáveis no setor comercial.
Leia Mais
COVID-19: Kalil decide não retomar reabertura do comércio de BHCDL critica Kalil por cancelar reunião sobre reabertura do comércioKalil: 'Ir para o caminho da morte não faz parte do meu perfil'Quase 200 motociclistas são atendidos em primeiro dia de ação da CDL em BHBelo Horizonte supera 10 mil casos de COVID-19; veja detalhesHorta cultivada na Paróquia São José é oásis no Centro de Belo HorizonteRetomada do Expominas visa 'preservar interesse dos mineiros', diz secretário Otto LevyExpominas: concessionária critica governo de Minas por retomada do espaçoA Câmara de Dirigentes Lojistas afirma que reportagens divulgadas pela mídia mostram que os índices de isolamento social não aumentaram na capital após a prefeitura impedir o funcionamento do comércio. A entidade também divulgou, em nota, que o setor foi um dos primeiros a colaborar para que a prefeitura pudesse preparar o sistema de saúde para enfrentar o pico da pandemia.
Com alguns segmentos do comércio fechados há quatro meses, a CDL teme que muitos comerciantes encerrem definitivamente os negócios. “Muitos já fecharam e milhares de pessoas já estão sem emprego e renda, afetando o sustento das famílias. Nesta sexta-feira, dia 10, poderíamos estar dando boas notícias para o comércio. Mas a falta de ação e de diálogo da prefeitura não deixam”, disse Marcelo de Souza.
De acordo com boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (9) pela administração municipal, 92% das UTIs e 76% dos leitos clínicos específicos para pacientes com COVID-19 estão ocupados. A taxa de transmissão, por sua vez, só será divulgada nesta sexta-feira.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa