Devido ao aumento do número de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, o Ministério da Saúde habilitou, nesta quinta-feira (9), 12 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tipo II na Santa Casa de Caridade de Formiga.
Com a nova autorização, prevista na portaria 1.717 da pasta, publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8), o hospital passa a ter 19 leitos exclusivos para pacientes com COVID-19.
Leia Mais
Infectado pela COVID-19, secretário de Saúde de Formiga deixa hospitalCOVID-19: Santa Casa de Formiga tem 19 respiradores para pacientes infectadosCOVID-19: secretário de Saúde de Formiga é internadoComércio de vestuário de BH apresenta sugestão de protocolo para reaberturaCOVID-19: Minas se aproxima de 90% dos municípios com casos confirmadosCOVID-19: mais de 50 profissionais da saúde de Poços de Caldas já testaram positivoCOVID-19: Minas ultrapassa 70 mil casos e tem mais de 1,5 mil mortesPor telefone, bombeiro ajuda a salvar bebê de dois meses, em FormigaSegundo a publicação, a abertura dos novos leitos será feita em 90 dias, podendo ser prorrogada ou encerrada a qualquer tempo, desde que finalizada a situação de emergência do sistema de saúde público do estado por conta da pandemia.
Ainda de acordo com a emissão do comunicado, as diárias dos 12 leitos custarão, por mês, ao governo estadual R$ 576 mil. Ao fim dos 90 dias, o valor total será de R$ 1.728 milhão.
Além de Formiga, a habilitação dos leitos também contemplou hospitais de São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Araçuaí, Uberlândia, Diamantina, São Lourenço e Belo Horizonte.
COVID-19 em Formiga
Formiga registrou, até a tarde desta quinta-feira (9), 216 casos confirmados da doença, sendo que quatro terminaram em óbito. Já se recuperaram 72 pessoas. Oito estão internadas e outras 132 estão em isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 3.245 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra