Jornal Estado de Minas

CENTRO-OESTE

Bom Despacho registra o 100º caso positivo de coronavírus

Dois meses após a chegada do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Bom Despacho, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, o município registrou, na manhã desta sexta-feira (10), o seu 100º caso positivo da doença. O número ainda não foi contabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde do estado (SES-MG) no informe epidemiológico diário, que marca 95 ocorrências da COVID-19





A primeira ocorrência da COVID-19 em Bom Despacho, constatada em 6 de maio, dizia respeito a um homem, de 59 anos, que reside no município. O paciente fez o primeiro teste comprobatório no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, em 30 de abril, que indicou positivo para a presença do vírus. Após o diagnóstico, ele voltou para Bom Despacho e cumpriu o período de isolamento domiciliar.

O registro do primeiro caso, por parte da prefeitura, diverge da SES-MG, que considera a ocorrência como a segunda da cidade. O caso conflitante é de uma mulher que fez uma viagem para o exterior e, ao retornar para casa, apresentou os sintomas da doença, realizou os exames e foi tratada fora da cidade.

Desde então, os casos positivos foram aumentando em Bom Despacho. 

Primeiro óbito


Em 9 de maio, o primeiro óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma idosa, de 78 anos, que teve os sintomas da doença e foi levada para Divinópolis, na Região Oeste do estado, para ser atendida. 





Lá, a paciente foi internada, diagnosticada com infecção urinária e tratada. Em seguida, teve alta e permaneceu em Divinópolis. Porém, em 5 de abril, ela foi internada com diagnóstico de COVID-19, segundo nota emitida pelo Hospital Santa Lúcia de Divinópolis. Por causa do vírus, a paciente que já era hipertensa e obesa, teve complicações de saúde e morreu.

Segundo óbito


Por meio de um vídeo divulgado no site da prefeitura, o prefeito Bertolino da Costa Neto anunciou, em 5 de julho, que o município teve o segundo óbito pela doença. 

Segundo ele, o registro trata-se de um homem, de 63 anos, portador de várias comorbidades, que estava internado, desde 28 de junho, na Unidade de Terapia Intensiva de Bom Despacho. No último domingo, ele teve uma queda em seu quadro clínico e morreu.





COVID-19 em Bom Despacho


Bom Despacho registrou, até a manhã desta sexta-feira (10), 100 casos confirmados da doença, sendo que dois terminaram em morte. Já se recuperaram 80 pessoas. Uma ainda está internada na Santa Casa do Município e outras 17 estão cumprindo o isolamento domiciliar.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 593 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.

Flexibilização do comércio


O Comitê de enfretamento da pandemia do novo coronavírus anunciou, em 17 de junho, que Bom Despacho entraria no processo de liberação de estabelecimentos comerciais e atividades, interrompidas desde 18 de março deste ano. O método de flexibilização, estabelecido pela prefeitura, é conhecido como Onda 1 e faz parte do plano municipal de retomada da atividade econômica no município.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.