logo

Jornal Estado de Minas

VÍRUS AVANÇA

Belo Horizonte supera 10 mil casos de COVID-19; veja detalhes

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
Belo Horizonte ultrapassou, nesta sexta-feira (10), os 10 mil casos confirmados do novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico divulgado durante a tarde pela prefeitura, 10.618 pessoas receberam diagnóstico positivo para a COVID-19.


São 639 casos a mais que os 9.979 confirmados pela manhã na atualização publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A capital é a primeira cidade de Minas Gerais a superar oficialmente os 10 mil infectados pelo vírus.

De acordo com o boletim da PBH, 7.522 (70,8%) dos pacientes diagnosticados com a doença já se recuperaram, enquanto outros 2.848 continuam em acompanhamento. São ainda 248 óbitos, maior número no estado. A letalidade está em 2,3%.

Dados atualizados nessa quinta-feira e divulgados nesta sexta mostram que 325 pacientes com COVID-19 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do sistema público de saúde mineira. A taxa de ocupação desse tipo de equipamento está em 88%, menor índice da semana, mas ainda em patamar considerado crítico pela PBH.


São ainda 762 pessoas em leitos de enfermaria, destinados a pacientes que necessitam internação, mas não estão no estágio crítico da doença. A taxa de ocupação desse tipo de equipamento está em 76%, maior índice desde o início da pandemia e também no patamar crítico, segundo os especialistas da PBH.

Diante do avanço do vírus e da alta demanda por internações de pacientes com COVID-19, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) decidiu não retomar o processo de reabertura do comércio e manter abertos apenas serviços considerados essenciais.