Jornal Estado de Minas

RETOMADA DO COMÉRCIO

Tiradentes libera entrada de turistas e retoma atividades comerciais

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
A Prefeitura de Tiradentes, cidade histórica da Região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, anunciou que o comércio está autorizado a reabrir a partir desta terça-feira (14). O decreto que permite a retomada das atividades comerciais foi publicado na noite dessa segunda (13) no Diário Oficial do Município (DOM). A cidade aderiu ao programa do governo estadual de retomada da economia Minas Consciente.



Segundo o decreto municipal, fica autorizada a reabertura de hotéis, pousadas e restaurantes, desde que sigam as regras sanitárias de combate e prevenção à contaminação da COVID-19. A cidade histórica também reabrirá as portas para a visitação de turistas, que estavam suspensas desde o dia 2 deste mês.

Por meio de um vídeo divulgado no site da prefeitura, o prefeito Zé Antônio do Pacu, como é conhecido na cidade, informou que “todos os estabelecimentos vigentes na onda do Programa Minas Consciente, de posse do alvará COVID-19 e do selo Estabelecimento Seguro, terão a liberdade, a partir desta terça-feira, de retomar suas atividades”. 

Ainda segundo ele, a volta do comércio, após 114 dias com as atividades econômicas e turísticas interrompidas em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), deverá ser feita com “responsabilidade e obediência aos protocolos sanitários” das autoridades municipais e estaduais de saúde.



Decisão


Para anunciar a decisão, o Executivo municipal considerou o baixo número de casos confirmados na cidade e a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) na macrorregional de saúde de Tiradentes, que é Barbacena (9,48%), e na microrregional, que é São João del-Rei (12%).

Turismo


Em 2 de julho, a Prefeitura de Tiradentes anunciou o fechamento temporário da cidade para visitação dos turistas, como medida de contenção do avanço da doença na cidade. O documento determinava a extensão de barreiras sanitárias para mais pontos da cidade.

Para o prefeito, “só assim, com segurança e atitudes conscientes, os empresários, que também são o patrimônio familiar de Tiradentes, vão reerguer e seguir com prosperidade, recebendo os turistas com as adequações e o respeito que todos merecem”.



COVID-19 em Tiradentes


Tiradentes registrou, até a tarde dessa segunda-feira (13), oito casos confirmados da doença, sendo que um terminou em morte. Já se recuperaram sete pessoas. 

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 79 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19. Desse total, 10 ainda estão cumprindo o isolamento domiciliar recomendado pelas autoridades de saúde.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina