Jornal Estado de Minas

APLICATIVO DO CELULAR

Pacientes com sintomas de COVID-19 em BH poderão se consultar on-line e de graça por aplicativo

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
Os pacientes com suspeita de COVID-19 de BH ganham uma nova ferramenta no combate à doença: o teleatendimento médico gratuito por meio de um aplicativo. Lançada pela Prefeitura de BH, a plataforma utiliza da inteligência artificial para aferiação e monitoramento de sinais vitais.



Trata-se de uma tecnologia avançada, que auxilia na avaliação das condições de saúde dessas pessoas. Por meio da câmera frontal do celular do paciente, é possível aferir as frequências cardíaca e respiratória, a saturação de oxigênio e o nível de estresse - uma inteligência artificial que se baseia no reconhecimento e na análise facial.

Para se ter acesso ao sistema, basta baixar o aplicativo da PBH, disponível em Android e iOS, ou entrar no portal da Prefeitura, já ter sido previamente cadastrado em qualquer Centro de Saúde da capital e fazer o login. O acesso é disponibilizado por e-mail durante a consulta on-line. Cada paciente poderá acessar o aplicativo por até 14 dias, sem limite de avaliações.

As consultas são destinadas a pessoas que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. Os dados coletados pelo aplicativo são automaticamente encaminhados para uma planilha de monitoramento diário do paciente, aprimorando o processo de acompanhamento

Trata-se de um importante avanço não só pela comodidade oferecida, mas por ser um importante aliado na contenção do contágio. Serão 39 mil licenças de uso simultâneo e, segundo a PBH, a capital mineira é a primeira cidade do país a usar a tecnologia. O serviço é uma parceria entre o Executivo municipal, a Binah.ai, a Unimed-BH e a Vale.