
Para a construção das novas salas de internação foi necessário a viabilização de um investimento de R$ 3 milhões, por parte do Ministério Público Federal do Trabalho. O número de leitos na unidade de saúde foi ampliado de 10 para 20 com as novas instalações.
De acordo com a Prefeitura de Pará de Minas, a ampliação é resultado da união com o Hospital Nossa Senhora da Conceição, avançando assim na melhoria na qualidade dos serviços prestados na unidade.
Para o provedor do hospital, André de Lima Rufino, a inauguração co CTI foi um passo importante no trabalho de aumentar a assistência à população do município.
“É um momento muito importante para a saúde de Pará de Minas, é um sonho que a Irmandade sempre teve de ampliar o CTI e, agora, com essa gestão compartilhada nós conseguimos a ampliação do hospital, isso vai beneficiar não só Pará de Minas, como toda a região”, destacou.
O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, presente na cerimônia de inauguração, disse que “o Hospital Nossa Senhora da Conceição será o segundo maior da região em termos de leitos disponível e até mesmo o que preconiza a Organização Mundial de Saúde em termos de 10 mil habitantes e número de leitos”.
Obras
As obras de ampliação no CTI começaram em abril. As novas instalações do setor de terapia intensiva foram construídas onde funcionava o antigo CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
O espaço dos novos leitos antes da reforma era utilizado como centro de estudos para estagiários e alunos residentes, e foi revitalizado seguindo todas as normas sanitárias das autoridades municipais e estaduais de saúde.
COVID-19 em Pará de Minas
Pará de Minas registrou, até a tarde dessa terça-feira (14), 93 casos confirmados da doença, sendo que um terminou em morte. Já se recuperaram 85 pessoas. Três ainda estão internadas e outras quatro estão cumprindo o isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.002 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.