Contrariando as estatísticas – que colocam os idosos como grupo de risco para a COVID-19 –, Francisco Lopes Monteiro, de 86 anos, recebeu alta nessa terça-feira (14), do Hospital Dr. Odilon de Andrade, em Martinho Campos, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Totó, como é conhecido pelos amigos, era um dos nove internos do Asilo Vicentino do município que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Leia Mais
Asilo de Martinho Campos tem surto de COVID-19 entre internos e funcionáriosCOVID-19 em MG: oito das 34 cidades da Grande BH não registram mortesPacientes com sintomas de COVID-19 em BH poderão se consultar on-line e de graça por aplicativoCadernos de colorir levam alegria a idosos em tempo de pandemiaMorre segundo interno do asilo de Martinho Campos vítima da COVID-19Covid-19: idosa de 98 anos é homenageada por equipe do Hospital de Mateus Leme após ter altaDe acordo com a diretoria do Asilo Vicentino de Martinho Campos, Totó vive lá desde janeiro deste ano e se infectou no início deste mês, após a confirmação de um surto da doença no local. Nove internos e dois funcionários foram diagnosticados com a presença do vírus no organismo.
Segundo a apuração do Estado de Minas, deste total, nove já estão recuperados da doença – sete idosos e dois funcionários. Um idoso ainda permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Bom Despacho, a 50km de Martinho Campos. Outro, de 76 anos, não resistiu à doença e morreu em 6 de julho.
Ainda de acordo com as informações da diretoria do asilo, os internos contaminados fizeram o isolamento em uma ala reservada dos demais, para evitar o contágio.
COVID-19 em Martinho Campos
Matinho Campos registrou, até a noite dessa terça-feira (14), 22 casos confirmados da doença, sendo que dois terminaram em morte – o primeiro óbito, de um homem de 62 anos, foi registrado em 27 de abril. Já se recuperaram 16 pessoas. Uma ainda está internada na Santa Casa de Bom Despacho e quatro cumprem o isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 293 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina