A Prefeitura de Betim anunciou, nesta quarta-feira (15), a adesão ao plano “Minas Consciente”, do governo estadual, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A partir desta quinta-feira (16), o município da Região Metropolitana de Belo Horizonte passará a seguir as normas da atual “Onda Verde”, que restringe grande parte do funcionamento do comércio. Somente os serviços essenciais poderão funcionar.
Leia Mais
Uberlândia recorre da decisão que obriga adesão ao Minas ConscienteCoronavírus: apenas 19,3% dos municípios aderem ao Minas ConscienteGoverno estadual pede adesão dos municípios ao Minas ConscienteCoronavírus: Betim libera shoppings e galerias para abertura de serviços essenciaisCOVID-19: Minas Consciente terá novas regras por pelo menos seis meses Zema mantém indefinição sobre volta às aulas em MinasGoverno de MG abre consulta pública para aprimorar Minas ConscienteCom a “Onda Verde”, algumas atividades que estavam em funcionamento pelo decreto municipal, passam a não poder abrir, como por exemplo: salão de beleza, clínicas de estética, camelódromo, lojas de vestuário e calçados, eletrodomésticos, academias e os shopping centers.
O anúncio da integração ao “Minas Consciente” foi feito pelo prefeito Vittorio Mediolli, na noite dessa terça-feira (14). Segundo ele, as atividades autorizadas a funcionar deverão continuar obedecendo o revezamento e o horário das 10h às 16h, de acordo com o que já foi publicado no último decreto municipal.
As igrejas e templos religiosos ficam autorizados a realizar cultos e celebrações, desde que cumpram todas as regras de segurança expressas no decreto.
Minas Consciente
O programa criado pelo governo de Minas Gerais, e anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo), em 22 de abril, propõe a retomada gradual do comércio, serviços e outros setores, por meio da adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários classificados em “ondas”.
Uma determinação judicial, da última quinta-feira (9), definiu que os municípios que não aderiram ao “Minas Consciente” devem cumprir normas de distanciamento social e permitir apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais.
COVID-19 em Betim
Betim registrou, até a tarde desta quarta-feira (15), 1.574 casos confirmados da doença, sendo que 51 terminaram em morte. Já se recuperaram 1.212 pessoas. Vinte ainda estão internadas e outras 291 cumprem o isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 15.651 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.