A Prefeitura de Betim anunciou, nesta quarta-feira (15), a adesão ao plano “Minas Consciente”, do governo estadual, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A partir desta quinta-feira (16), o município da Região Metropolitana de Belo Horizonte passará a seguir as normas da atual “Onda Verde”, que restringe grande parte do funcionamento do comércio. Somente os serviços essenciais poderão funcionar.
De acordo com a prefeitura, “os protocolos de funcionamento do comércio são definidos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e não por segmento ou atividade, como era feito anteriormente”.
Com a “Onda Verde”, algumas atividades que estavam em funcionamento pelo decreto municipal, passam a não poder abrir, como por exemplo: salão de beleza, clínicas de estética, camelódromo, lojas de vestuário e calçados, eletrodomésticos, academias e os shopping centers.
O anúncio da integração ao “Minas Consciente” foi feito pelo prefeito Vittorio Mediolli, na noite dessa terça-feira (14). Segundo ele, as atividades autorizadas a funcionar deverão continuar obedecendo o revezamento e o horário das 10h às 16h, de acordo com o que já foi publicado no último decreto municipal.
As igrejas e templos religiosos ficam autorizados a realizar cultos e celebrações, desde que cumpram todas as regras de segurança expressas no decreto.
Minas Consciente
O programa criado pelo governo de Minas Gerais, e anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo), em 22 de abril, propõe a retomada gradual do comércio, serviços e outros setores, por meio da adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários classificados em “ondas”.
Uma determinação judicial, da última quinta-feira (9), definiu que os municípios que não aderiram ao “Minas Consciente” devem cumprir normas de distanciamento social e permitir apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais.
COVID-19 em Betim
Betim registrou, até a tarde desta quarta-feira (15), 1.574 casos confirmados da doença, sendo que 51 terminaram em morte. Já se recuperaram 1.212 pessoas. Vinte ainda estão internadas e outras 291 cumprem o isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 15.651 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás