Para valorizar e reconhecer ações que prezam pela conservação do meio ambiente, o estado lançou o selo de qualidade “Semad Recomenda”. Em evento virtual, nessa terça-feira (15), foi anunciado o edital com as regras para quem desejar adquirir o selo. O projeto, oficialmente lançado em fevereiro, busca reconhecer iniciativas concretas de proteção ambiental e instigar o desenvolvimento de programas e iniciativas por parte da sociedade civil.
Entre outros objetivos, o selo pretende promover a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, englobando práticas que envolvam a flora ou a fauna, silvestre ou doméstica; a redução da geração de resíduos sólidos. “O fomento às ações de economia circular, dentre uma série de outras ações que promovam o desenvolvimento sustentável para Minas Gerais”, divulgou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad).
O responsável pelo lançamento do projeto, Germano Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, explica que se trata de uma forma de reconhecimento e certificação de ações que possam trazer resultados práticos para o futuro do meio ambiente.
Inscrição
A inscrição é gratuita e os interessados devem cumprir os requisitos técnicos disponíveis no edital lançado durante o evento. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas que tenham algum empreendimento que desenvolva boas práticas ambientais. A Semad destaca que é necessário que as ações sejam desenvolvidas em Minas Gerais.
O edital de Chamamento Público foi publicado na edição pelo Governo de Minas e está disponível no site da Semad.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa