O Hospital da Baleia, localizado na Região Leste de Belo Horizonte, pretende ampliar as instalações com um pronto atendimento para pacientes com COVID-19. E para isso, nesta quinta-feira (16) foi feito um pedido de apoio financeiro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
De acordo com a equipe do hospital, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes do coronavírus está em 80%. A ideia da expansão é melhorar o fluxo durante a pandemia e depois utilizar para outros fins, segundo a presidente da Fundação Benjamin Guimarães, mantenedora do hospital, Tereza Guimarães.
Para que isso seja possível, o hospital calculou um valor para o projeto arquitetônico e de instalações em cerca de R$ 43 mil. Além disso, para o espaço físico, o montante estimado é de R$ 1.780.450.
A presidente do Hospital da Baleia apresentou um pedido de apoio financeiro do TJMG para tornar realidade o pronto atendimento. O órgão já tem o direcionamento de valores arrecadados com aplicação de pena de prestação pecuniária, de transações penais e de suspensões condicionais do processo.
Segundo o TJ, Esse recurso é destinado para financiamento de projetos apresentados por entidade pública ou privada com finalidade social e para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde, desde que atendam às áreas vitais de relevante cunho social.
Segundo o TJ, Esse recurso é destinado para financiamento de projetos apresentados por entidade pública ou privada com finalidade social e para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde, desde que atendam às áreas vitais de relevante cunho social.
Diante do pedido, o presidente Gilson Lemes Soares, junto ao desembargador Júlio Cézar Gutierrez, que é supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário (GMF) do TJMG, disse que vai analisar o pedido. Ele ainda ressaltou o trabalho da fundação e que vai fazer o possível para ajudar, dentro das possibilidades do órgão.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás