Toda essa dificuldade teve fim pelas ondas da TV. Nicole e outras crianças da região, sem acesso à internet, agora podem assistir às aulas pela televisão, numa parceria entre a TV Alterosa Leste e a prefeitura da cidade.
“Era difícil demais porque ela ficava sem saber o que fazer, às vezes. Sem contar a correria das professoras para trazer as atividades aqui em casa e de outros tantos alunos”, conta Maria José da Silva Andrade, madrinha de Nicole.
A prefeitura de Governador Valadares já havia criado uma plataforma digital para que videoaulas fossem ministradas para os alunos, inclusive com um chat de comunicação direta com os professores. O problema é que nem todos têm internet em casa. Além da cidade de Valadares, a zona rural conta com 16 distritos.
Projeto foi baseado em decreto federal
A TV Alterosa Leste se interessou pela parceria e apresentou um mapa de cobertura que agradou ao município, por estar presente no lares da maioria dos valadarenses.
Então as aulas, antes limitadas ao ambiente virtual, desde a semana passada chegam às casas dos mais de 20 mil estudantes na cidade pelo canal 13.2, a TV Educação, sinal que pertence à TV Alterosa.
“No momento em que todo o Brasil está reaprendendo como educar, nós temos a plataforma, temos o YouTube e hoje temos esta parceria maravilhosa com a TV Alterosa, em que nossos alunos assistem às aulas diariamente, em horários predeterminados, pela televisão”, contou o secretário de educação de Valadares.