Após quase quatro dias de combate, equipes conseguiram apagar o principal foco de incêndio na Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, entre o Sul de Minas Gerais e o estado de São Paulo. Eles vão continuar na área para evitar o surgimento de novos focos. Os bombeiros estimam que foram queimados 490 hectares de vegetação.
O incêndio começou na sexta-feira. As chamas chegaram a se alastrar para a parte paulista, no município de Cruzeiro, mobilizando também militares do estado vizinho.
Leia Mais
Bombeiros reforçam combate ao incêndio que dura três dias na Serra da MantiqueiraIncêndio assusta furões da quarentena no Topo do MundoMinas tem aumento de 56% nas queimadas florestais em maioCorpo de Bombeiros faz salvamento inusitado no interior de MinasCiclista morre atropelado por caminhão em trilha de Nova Lima Bombeiros combatem incêndio em pastelaria na SavassiIncêndio atinge lote vago próximo a pátio de ônibus em MinasFogo sobe pela tubulação e chega a caixa d'água em UberabaMulher é presa levando maconha para o Espírito Santo de táxiAnimais silvestres e exóticos são apreendidos no Bairro Goiânia, em BHMG-050 será interditada para detonação de rocha próximo a Carmo do CajuruAdolescente é morto por agente penitenciário em Montes ClarosA operação envolve militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio), voluntários, equipes do Exército Brasileiro e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o apoio de aeronaves.
“Os bombeiros, brigadistas do ICMBio e guias locais credenciados acamparam na serra, onde a temperatura chegou a -3°C nesta madrugada”, informaram os bombeiros de Minas Gerais nesta segunda-feira. “As ações de combate a incêndio se iniciaram desde as 4h. E com trabalho árduo e dedicação, o foco principal de incêndio foi debelado na Pedra da Mina”, informou o Corpo de Bombeiros.
Militares sobrevoaram a área para definir as estratégias do dia. Segundo os bombeiros, a Serra Fina tem 2.798,39 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e do estado de São Paulo. A previsão do tempo para o local hoje é de céu claro e umidade relativa do ar baixa.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais lembra que o período de julho a outubro é marcado pelas queimadas frequentes no estado devido à estiagem e o tipo de vegetação da região.