Na cidade de Leopoldina, mais um exemplo de maus tratos a animais. Em apoio a uma operação da Policia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, um carro, com placa de Barra Mansa, com três homens em seu interior, foi parado e, para surpresa dos policiais, foram encontrados no porta-malas 1.459 filhotes de jabuti, sendo que 45 estavam mortos. E haviam também nove calopsitas.
Segundo os policiais militares que participaram da apreensão, sargento Maciel e Eduardo, os filhotes de jabuti estavam amontoados em sacos de nylon, enquanto os pássaros, em um pequeno transportador. Os animais estavam em condição de maus-tratos.
Nas apurações, depois de interrogatórios, os homens contaram que estavam viajando desde Feira de Santana, na Bahia, onde compraram os animais. E que seriam levados para a região de Juiz de Fora, onde seriam vendidos.
Fiscais do IBAMA foram chamados ao local. Segundo o fiscal Benate, que comandou as operações do órgão federal, os animais foram encaminhados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA), de Juiz de Fora, enquanto os três homens foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia de Juiz de Fora.