Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS EM BH

Kalil diz que preferiria que Bolsonaro conduzisse pandemia em BH: 'Não queria esse desgaste'

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), voltou a falar sobre a liminar obtida pela Associação de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel/MG) que liberou o funcionamento de estabelecimentos do tipo em Belo Horizonte. O chefe do Executivo disse que não queria esse ‘desgaste’ e preferiria que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estivesse norteando as ações de combate ao coronavírus na capital.





A fala de Kalil vem como resposta às afirmações feitas pelo juiz Wauner Batista Ferreira Machado, que acionou o Ministério Público e a Câmara Municipal de BH para que o chefe do Executivo seja investigado por improbidade administrativa. Na decisão liminar favorável à Abrasel, o magistrado ainda classificou as ações do prefeito da capital como ‘tiranas’.

"Recebi como uma agressão pessoal gratuita. Estou simplesmente cumprindo uma ordem do Supremo Tribunal Federal, que ordenou aos prefeitos cuidarem das suas populações. Então como estou exercendo a tirania? Eu não queria, queria que quem estivesse mandando aqui fosse o presidente da República. Não queria esse desgaste para mim, não. Mas fui eleito para proteger a população. Me agredir pessoalmente? O que o prefeito de BH fez que o prefeito de São Paulo, o do Rio, o de Nova York, de Milão e Paris não fez? São todos tiranos? Não inventei nada de novo", afirmou o prefeito de BH à TV Globo.

Antes, ao Estado de Minas, Kalil já havia classificado as ações do juiz na liminar como “agressões pessoais” e que estranhou a pessoalidade do magistrado no documento.





“Aquilo é muito pessoal, é coisa pessoal. Porque, que eu saiba, Belo Horizonte não fez nada de diferente do que o mundo todo fez. Então todos os dirigentes responsáveis do mundo teriam que ser presos. Aquilo foi muito pessoal. O que me estranhou muito foi a pessoalidade. Foi pessoal a agressão gratuita ao prefeito, que não fez nada, absolutamente nada de diferente do que o mundo inteiro fez”, pontuou.

Horas depois da decisão liminar, a prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município, entrou com recurso para cassar o documento. O pedido ainda está em análise pela Justiça.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

audima