Jornal Estado de Minas

CIDADE DE ZEMA

COVID-19: Araxá tem sétima morte confirmada por Secretaria de Saúde

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá confirmou, na tarde dessa segunda-feira (20), a sétima morte pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no município do Alto Paranaíba, terra do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Segundo dados da pasta, o óbito é de uma idosa e ocorreu um mês após o último registro de morte na cidade. 



De acordo com o informativo, a mulher, de 94 anos, tinha hipertensão – um dos fatores do grupo de risco da doença – e estava internada com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRPG). O quadro clínico se complicou e ela morreu nessa segunda-feira.  


A sexta ocorrência da COVID-19 em Araxá, constatada em 22 de junho, foi de uma mulher, de 52 anos, que residia no município. Na ocasião, a prefeitura informou que a vítima tinha doença cardiovascular crônica e obesidade. 

Testagem em massa


No início deste mês, o chefe do Executivo municipal, Aracely de Paula, anunciou ter adquirido sete mil testes em parceria com a iniciativa privada. Com população aproximada de 110 mil pessoas, o volume foi suficiente, portanto, para a realização de exames comprobatórios da COVID-19 em 6,5% dos moradores da cidade. 

Os testes tiveram início em 1º de julho e os primeiros a receberam os exames foram ambientes com maior número de pessoas reunidas por longo período, como asilos, abrigos e instituições que têm idosos permanentes. 



Os resultados da testagem ainda não foram divulgados – segundo a prefeitura eles devem ser anunciados a partir desta semana.

COVID-19 em Araxá


Araxá registrou, até a tarde dessa segunda-feira (20), 373 casos confirmados da doença, sendo que sete terminaram em morte. Já se recuperaram 278 pessoas. Outras 88 estão cumprindo o isolamento domiciliar recomendado pelas autoridades de saúde.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 2.946 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.

Ainda segundo o município, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na região é de 26,97% – 24 dos 84 leitos estão ocupados atualmente. 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina