Como o setor opera próximo da informalidade total, faltam pesquisas oficiais sobre os impactos que sofre diante da crise na saúde. Mas trabalhadores que enfrentam a arriscada rotina sobre suas rodas falam em queda de 50% a 60% no número de passageiros que recorrem ao serviço, presente sobretudo em cidades do Norte e Nordeste de Minas.
Paradoxo
Em Montes Claros, cidade polo de 409,34 mil habitantes na Região Norte, a falta de emprego formal empurrou para trabalhar no transporte alternativo milhares de pessoas. Não há números oficiais, mas hoje seriam mais de 10 mil, segundo os próprios mototaxistas e donos de ponto da prestação do serviço.
Entregas ajudam a reduzir prejuízos
Sem saída
Apesar dos cuidados, há quem acredite ser difícil escapar da doença. É o que pensa Renata Cristina Ramos da Silva, de 35, que há dois anos trabalha no transporte de passageiros com sua moto, e também sofreu a queda no faturamento depois que as corridas encolheram em ao menos um terço.
Sem controle
Freio na indústria de motocicletas
A produção de motocicletas no Brasil foi severamente afetada pela crise provocada pelo novo coronavírus. O setor praticamente parou em abril, quando registrou produção de apenas 1.479 unidades, queda de 98,4% em relação ao mesmo mês de 2019 (91.226 unidades) e redução de 98,6% na comparação com março de 2020 (102.865 unidades).
Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). De acordo com a entidade, nos meses subsequentes houve reação, mas o impacto da pandemia ainda é expressivo: no primeiro semestre deste ano foram fabricadas 392.217 motocicletas no Brasil, redução de 27% na comparação com o mesmo período de 2019 (537.105 unidades).
A reação do segmento começou em maio, quando foi registrada produção de 14.609 de motocicletas no Polo Industrial de Manaus. Esse volume representou alta de 887,8% em relação a abril (1.479 unidades), mês em que a produção ficou praticamente paralisada, com 70% das fábricas na região sem atividade.
Ainda conforme a Abraciclo, em junho foram produzidas pela indústria nacional 78.130 motocicletas, crescimento de 427,6% em relação a maio. A recuperação fez com que junho apresentasse também alta de 14,7% na comparação com a produção do mesmo mês do ano passado (68.121 unidades).
“Esses números mostram que o setor registra uma retomada consistente. Logo no início da pandemia, Manaus foi uma das cidades mais atingidas pela COVID-19 e agora, com o retorno gradativo da produção, o segmento de motocicletas apresenta uma tendência de recuperação, cuja evolução dependerá ainda da normalização das operações de varejo”, avalia o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás