Jornal Estado de Minas

CENTRO-OESTE

COVID-19: Hospital de Nova Serrana dobra quantidade de leitos de CTI

O Hospital São José, no Bairro Laranjeiras, em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, inaugurou, nessa semana, 10 novos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) para atender exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Com os novos leitos, a capacidade de atendimento na unidade de saúde dobrou.





O número de leitos no hospital foi ampliado de 10 para 20, com as novas instalações.
 
Segundo a prefeitura de Nova Serrana, a criação dos novos leitos só foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Executivo municipal, através da Comissão Interventiva, governo do estado, Superintendência Regional de Saúde (SRS) e o deputado estadual Fábio Avelar. O valor do investimento não foi revelado. 

De acordo com o diretor-geral da unidade hospitalar, Henrique Andrade, os novos leitos são de extrema importância durante a crise do sistema de saúde causada pela COVID-19.

“Numa situação como esta que estamos vivendo, a abertura de novos leitos é de suma importância. Até o momento, tínhamos 10 leitos, sendo que cinco deles já estavam ocupados. Agora, com os novos leitos, dobramos nossa capacidade de atendimento e nossa taxa de ocupação caiu para 25%”, declarou.

Outras medidas


Em 15 de maio, o hospital São José – administrado pelo município desde abril de 2018 -, recebeu 12 respiradores que poderiam ser usados em possíveis pacientes com insuficiência respiratória causada pelo novo vírus. 





Na ocasião, a prefeitura explicou que, depois de pedido, o material foi adquirido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Nova Serrana (Sindinova), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Sicoob Credinova.

Já em 14 de junho, a Unidade de Alimentação Nutricional Rosa Maria dos Santos, “Dona Rosa”, foi inaugurada no centro hospitalar. A localidade prepara alimentos para os pacientes e funcionários de toda a unidade. 


COVID-19 em Nova Serrana


Nova Serrana registrou, até a tarde dessa quinta-feira (23), 198 casos confirmados da doença, sendo que sete terminaram em morte. Já se recuperaram 138 pessoas. Duas ainda estão internadas e 58 cumprem o isolamento domiciliar. 

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.672 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19. 
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa