O Hospital São José, no Bairro Laranjeiras, em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, inaugurou, nessa semana, 10 novos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) para atender exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Com os novos leitos, a capacidade de atendimento na unidade de saúde dobrou.
O número de leitos no hospital foi ampliado de 10 para 20, com as novas instalações.
Segundo a prefeitura de Nova Serrana, a criação dos novos leitos só foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Executivo municipal, através da Comissão Interventiva, governo do estado, Superintendência Regional de Saúde (SRS) e o deputado estadual Fábio Avelar. O valor do investimento não foi revelado.
De acordo com o diretor-geral da unidade hospitalar, Henrique Andrade, os novos leitos são de extrema importância durante a crise do sistema de saúde causada pela COVID-19.
“Numa situação como esta que estamos vivendo, a abertura de novos leitos é de suma importância. Até o momento, tínhamos 10 leitos, sendo que cinco deles já estavam ocupados. Agora, com os novos leitos, dobramos nossa capacidade de atendimento e nossa taxa de ocupação caiu para 25%”, declarou.
Outras medidas
Em 15 de maio, o hospital São José – administrado pelo município desde abril de 2018 -, recebeu 12 respiradores que poderiam ser usados em possíveis pacientes com insuficiência respiratória causada pelo novo vírus.
Na ocasião, a prefeitura explicou que, depois de pedido, o material foi adquirido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Nova Serrana (Sindinova), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Sicoob Credinova.
Já em 14 de junho, a Unidade de Alimentação Nutricional Rosa Maria dos Santos, “Dona Rosa”, foi inaugurada no centro hospitalar. A localidade prepara alimentos para os pacientes e funcionários de toda a unidade.
COVID-19 em Nova Serrana
Nova Serrana registrou, até a tarde dessa quinta-feira (23), 198 casos confirmados da doença, sendo que sete terminaram em morte. Já se recuperaram 138 pessoas. Duas ainda estão internadas e 58 cumprem o isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.672 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás