Dois meses após a chegada do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Pompéu, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, o município registrou, na tarde desta sexta-feira (24), o seu 203º caso positivo da doença. O número ainda não foi contabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no informe epidemiológico diário, que marca 200 ocorrências da COVID-19.
Leia Mais
Coronavírus: 69 profissionais da saúde de Pompéu testaram positivoPrimeira morte por coronavírus é confirmada em PompéuPresídio de Pompéu tem surto de COVID-19 entre detentosTaxa de transmissão da COVID-19 volta a crescer em BHApós receber o diagnóstico positivo para a doença, ele foi transferido para Sete Lagoas, município de referência no combate à COVID-19 na região.
O alto índice de contaminação na cidade pode ser explicado por dois fatores principais: surto no presídio – onde mais de 34 detentos foram infectados - e a testagem em massa dos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à doença – 69 testaram positivo.
Óbitos em Pompéu
Em 5 de julho, o primeiro óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um idoso, de 79 anos, que ficou internado na Santa Casa do município por nove dias.
Segundo a pasta, o homem foi internado, a princípio, por outros problemas de saúde, mas no decorrer da internação apresentou sintomas da doença e só então foi feito o exame comprobatório. O quadro clínico piorou e ele morreu ainda na unidade de saúde.
A segunda morte pela coronavírus foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no boletim epidemiológico de sexta-feira da semana passada.
COVID-19 em Pompéu
Pompéu registrou, até a tarde desta sexta-feira (24), 203 casos confirmados da doença, sendo que dois terminaram em morte. Já se recuperaram 171 pessoas. Uma ainda está internada na Santa Casa do município e outras 29 estão cumprindo o isolamento domiciliar.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.259 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa