Mais um caso de intolerância no Brasil. Um homem destruiu homenagens que lembravam as vítimas da tragédia de Brumadinho na tarde deste domingo (26). Um vídeo flagrou a destruição dos balões colocados nesse sábado (25), logo na entrada da cidade, diante da marca de um ano e seis meses da catástrofe.
Intolerância: vídeo flagra homem destruindo homenagens às vítimas da tragédia de Brumadinho.
— Estado de Minas (@em_com) July 27, 2020
As informações completas em https://t.co/KmxaGrQaVC pic.twitter.com/70FSNZncbD
Segundo Nathália Oliveira, da Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum), contou ao Estado de Minas que ainda não há informações sobre o suspeito.
“Nós fizemos os balões em homenagem às vítimas e deixamos expostos lá no marco da entrada (de Brumadinho). Alguém esteve lá hoje e destruiu tudo. Estourou todos os balões. Perguntamos no posto (de combustíveis) próximo, mas ninguém deu maiores informações (sobre o suspeito)”, conta Nathália.
De acordo com ela, a homenagem foi feita no sábado, data que marcou exato um ano e meio desde o rompimento da barragem administrada pela Vale.
Além dos balões, 15 velas foram deixadas no local, para relembrar as 11 vítimas ainda desaparecidas sob a lama de rejeitos e outras quatro que os familiares não quiseram sepultar.
Essas velas, no entanto, não foram destruídas.
Também da Avabrum, Andressa Rodrigues lamentou o fato. “Estamos estarrecidos. Ainda não sabemos quem foi, mas é muito triste. A homenagem estava tão linda. Estou estarrecida com tamanha covardia", disse.