Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19 em BH: 2,6 mil pessoas abordadas em barreiras sanitárias apresentaram sintomas

  

Desde 18 de maio, 1.069.645 pessoas foram avaliadas em barreiras sanitárias em Belo Horizonte, segundo dados divulgados pela prefeitura da capital em boletim epidemiológico desta segunda-feira (27). Desse total, 2.614 apresentavam algum sintoma e foram encaminhadas para uma unidades de saúde. Na sexta-feira, foram abordadas 14.237, sendo que 16 apresentaram sintomas. 





 

 


Novas barreiras sanitárias foram instaladas em três estações de ônibus de Belo Horizonte, nesta segunda-feira, com o objetivo de aferir a temperatura dos passageiros e encaminhar ao sistema de saúde aqueles que apresentarem sintomas da COVID-19, como febre alta. Os terminais que passaram a receber as equipes são: Barreiro, Vilarinho e Venda Nova. O balanço das novas instalações ainda não foi divulgado pela PBH.

Com isso, todas as seis estações que fazem parte da integração do sistema de ônibus tronco-alimentador (que ligam linhas da Região Central aos coletivos que rodam apenas dentro dos bairros) agora têm barreiras sanitárias.

O primeiro ponto de inspeção em terminais foi instalado na Estação São Gabriel, Região Nordeste da capital, em 13 de julho. Lá, 17.417 pessoas foram avaliadas e 56 encaminhadas para um serviço de saúde. Em seguida, foi a vez da Pampulha, quatro dias depois. De acordo com a administração municipal, desde a data de início, 10.215 responderam ao questionaram e passaram pelo teste. Dessas, 42 apresentaram sintomas.



Já a Diamante, até então, era a última da lista, cuja barreira foi criada no dia 20 deste mês e avaliou 6.537, sendo que 14 apresentaram sintomas.

Blitz para abordagem de veículos


Além das barreiras em estações de ônibus, há outras quatro instaladas em diferentes pontos da cidade. O decreto publicado no Diário Oficial do Município de maio prevê que agentes públicos podem parar parar veículos e exigir que motoristas e passageiros se submetam à aferição da temperatura corporal, já que a febre é um dos principais sintomas da COVID-19.

A partir das informações coletadas e dos sintomas apresentados, os servidores devem encaminhar essas pessoas a unidades do sistema de saúde. A medida não se aplica a veículos oficiais do poder público e ambulâncias transportando pacientes e profissionais de saúde. Em caso de desobediência, a Polícia Militar será acionada.

Endereços dos pontos de fiscalização sanitárias 

» Av. Nossa Senhora do Carmo, no trecho do Belvedere
» Av. Cristiano Machado, próximo à Rua das Guabirobas
» Av. Amazonas, próximo ao viaduto do Anel Rodoviário
» Av. Dom Pedro I, próximo à Rua Bernardo Ferreira da Cruz
» Estação Diamante
» Estação Barreiro
» Estação São Gabriel
» Estação Pampulha
» Estação Vilarinho
» Estação Venda Nova