Um novo teste rápido para detectar coronavírus chegou ao Brasil. O metódo permite que a doença seja identificada em apenas oito minutos e foi desenvolvido pela RapiGEN, uma fabricante sul-coreana. De acordo com a empresa, 200.000 testes já chegaram ao país.
Leia Mais
Vacina contra o coronavírus pode chegar a Minas nesta semana para testesVulneráveis e invisíveis: a categoria que tem 4 a cada 10 testes positivos na saúdeTestes positivos para COVID-19 revelam apreensão nos vagões do metrô de BHTeste rápido de coronavírus é produzido em Minas GeraisCoronavírus: Minas tem 2.608 óbitos e 119 mil casosMétodo
O profissional da saúde deve coletar uma amostra nasofaríngea, que será analisada na placa do teste. “A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez. Em poucos minutos, o paciente sabe se está com o vírus”, informou a RapiGEN.
A vantagem do novo teste em relação ao método RT-PCR está na agilidade para se obter o resultado. O RT-CPR precisa de no mínimo 48 horas para o diagnóstico, enquanto o teste da RapiGEN gasta menos de 10 minutos. Além disso, o novo teste é mais barato e não precisa ser enviado a um hospital ou laboratório. A eficácia é similar à do teste de RT-PCR para a detecção da COVID-19.