Jornal Estado de Minas

TECNOLOGIA

Máquina milagrosa? Equipamento promete eliminar coronavírus do ar

 
Diante da atual pandemia de coronavírus, uma máquina, inicialmente desenvolvida para
eliminar fungos, foi aprimorada para destruir também o SARS-CoV-2. O esterilizador é capaz de aspirar e aquecer o ar de ambientes fechados e, depois, liberá-lo a uma temperatura próxima a do local. Sua eficácia foi comprovada pelo laboratório de virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O teste confirmou que o equipamento pode inativar, em uma única passada, 99,99% das partículas de coronavírus em suspensão no ar
 
O “SuperAr” foi desenvolvido para ser usado em ambientes fechados e de pouca ventilação como escolas, academias e hospitais. Por meio do aquecimento, o aparelho promove a esterilização do ar no ambiente.




 
De acordo com a KIIR, empresa responsável pelo projeto, a maior inovação que o equipamento trouxe foi a eficiência do seu sistema termo-regenerativo. Em poucos segundos a máquina é capaz de aquecer o ar a 380º e esfriá-lo, realizando uma pasteurização do ar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o risco de transmissão da COVID-19 pelo ar. Por isso, há grande preocuoação com ambientes fechados em que o vírus pode permanecer no ar por muitas horas e infectar pessoas.
 
Conheça o equipamento neste link. 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.