O ex-deputado estadual Clodesmidt Riani, de 99 anos, teve alta do Hospital da Unimed Juiz de Fora, onde estava internado desde o dia 21, vítima da COVID-19.
Sob aplausos dos funcionários, Riani deixou o hospital e emocionou médicos e enfermeiros. Prestes a completar 100 anos daqui a 75 dias, no momento da alta, ao lado de um de seus 10 filhos, agradeceu, retribuindo também com palmas o gesto dos profissionais da saúde ao sair pelos corredores do hospital.
Leia Mais
Juiz de Fora registra 100 mortes por COVID-19COVID-19: 30 pessoas morreram nas últimas 24h em BH; taxa de ocupação de leitos caiCOVID-19 restringe cerimônia em homenagem a Nossa Senhora da PiedadeSurto de COVID-19 em Caldas leva à intensificação de medidas restritivasMG confirma mais 92 mortes por COVID-19 em 24 horasNovos leitos e barreira: a batalha de Ouro Preto contra a COVID-19O ex-deputado e sindicalista é um dos nomes mais importantes e admirados da política em Minas Gerais. Como líder sindical, liderou mais de 700 mil trabalhadores da indústria.
De acordo com o cardiologista Pedro Rufino, a questão da idade chamou a atenção, pois, além da COVID-19, o idoso apresentou infecção pulmonar bacteriana, mas não precisou de atendimento de UTI.
Já para Orlandsmit Riani, um dos filhos, a vida de luta do pai é como a de um guerreiro. “É uma lição de vida. Um homem que ficou preso de 1964 até 1971, sempre lutou pelos direitos, chegou aqui e enfrentou uma pneumonia e a COVID-19, e venceu”, declara emocionado o filho.
Riani é natural de Rio Casca. Deputado estadual eleito por quatro mandatos em Minas Gerais, foi preso e exilado durante a ditadura militar. Ele representou o Brasil em conferências internacionais do trabalho e foi peça-chave na criação do 13º salário. Sua história é contada em duas biografias.