Um surto de COVID-19 em Caldas, cidade no Sul de Minas, levou a prefeitura a impor medidas restritivas. Desde a última sexta-feira, a administração municipal determinou toque de recolher entre as 21h e 5h da manhã, válido por dez dias, e prorrogável, se necessário, além do fechamento do comércio não essencial, pelo menos até essa segunda-feira. A disseminação do coronavírus se agravou na última semana.
Foi confirmado um caso da doença em uma indústria da cidade, na segunda-feira passada e, no dia seguinte, mais dois. A empresa fechou até que fossem testados os outros funcionários, e os casos logo aumentaram. Agora todos estão em quarentena e em monitoramento. A prefeitura voltará a se reunir com o médico do trabalho e o proprietário do negócio, a fim de definir os próximos passos.
Leia Mais
Serra do Cipó registra os sete primeiros casos de COVID-19Novos leitos e barreira: a batalha de Ouro Preto contra a COVID-19Superação aos 99 anos: ex-deputado recebe alta pós COVID-19Vale realiza adoção virtual de animais resgatados em BrumadinhoFrio vai se manter firme nesta semana em Belo HorizonteApós interdição de fiscais, juiz libera leitos de UTI em Coronel FabricianoO prefeito Alexsandro Conceição Queiroz (PTB) recorreu às redes sociais para falar sobre o problema. "Nossos casos de COVID-19 aumentaram exponencialmente. O surto aconteceu e mostra o quanto que a doença, uma doença infectocontagiosa, é perigosa. Ela aproveita quando a gente descuida, afrouxa os cuidados sanitários, deixa de usar a máscara, ou quando essa máscara fica no queixo, quando a gente começa a aglomerar e perde o medo da doença", declarou o chefe do Executivo.
O prefeito também conclamou a compreensão da população. "Quero pedir a todos para ter atenção com essa doença, que já matou quase 100 mil pessoas no país. Usem máscara, não aglomerem, fiquem em casa e só saiam por extrema necessidade", disse. Funcionários da prefeitura estarão nas ruas de Caldas monitorando e orientando os moradores, reforçando todos os cuidados e informações sobre as restrições. Outra ação é intensificar a desinfecção da cidade.
A secretária de saúde de Caldas, Maira Santos de Souza, disse que o posicionamento é reafirmar a importância das medidas de prevenção. "Caldas teve um aumento significativo de casos confirmados da COVID-19 e pessoas internadas em UTIs. Peço que a população colabore com as medidas de prevenção. A doença está circulando no nosso município", salientou.
Ela informou ainda que a secretaria acompanha todos os casos, com ajuda das estratégias de saúde da família, realizando monitoramento por telefone da situação de todos os pacientes ou indivíduos que tiveram contato com pessoas doentes. "Qualquer sinal ou sintoma, procure o posto mais próximo ou o pronto atendimento da Santa Casa", orientou.