Os atípicos dias de calor intenso em pleno inverno aparentemente deram uma trégua. A massa de ar frio que vem atuando sobre Minas Gerais vem provocando queda nas temperaturas, inclusive na capital. A madrugada desta segunda-feira (3) foi marcada por frio "congelante" e até geadas em pontos do Sul de Minas.
As temperaturas chegaram a 1,2°C em Monte Verde, 1,9°C em Maria da Fé e 2,2°C em Caldas, com registros de geadas. A intensa sensação de frio, entretanto, ainda não bateu o recorde do início do mês de julho,
O meteorologista Claudemir de Azevedo, do 5º Distrito do Inmet, explica que a tendência é de frio pelo menos até quinta-feira. "Uma massa de ar frio vem atuando sobre Minas Gerais e a previsão é que ela só perca força a partir de sexta-feira. Há, inclusive, chances de mais geadas no Sul de Minas", comenta.
A massa de ar frio vem na retaguarda de uma frente fria originada no Sul do Brasil, que atua atualmente no litoral do Sudeste.
Tempo na capital
Para esta segunda (3) na capital, a previsão é de termômetros marcando entre 10°C e 24°C. Há tendência de queda com o passar da semana, também em virtude da massa de ar frio. O céu fica entre nuvens no início da manhã e de claro a parcialmente nublado ao longo do dia.
A Defesa Civil Municipal chegou a emitir um alerta de orientaçõs com relação ás baixas temperaturas, que devem prevalecer até sexta-feira (7).
11h24 - Baixa temperatura nas primeiras horas da manhã devido a atuação da massa de ar polar. Em torno de 10 °C, até sexta-feira (7). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/tFcxNoAsr8
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) August 3, 2020
* Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira