
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Nesta segunda-feira, Tarcísio esteve em Minas Gerais para inaugurar trecho duplicado da BR-381, em Nova União, na Região Metropolitana de BH. Pleito antigo dos cidadãos belo-horizontinos, a expansão do metrô seria feita por meio de itinerário entre o Barreiro e o Calafate, na região Oeste da cidade.
A multa à mineradora foi aplicada por conta da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), administrada pela empresa. A ideia é transferir a verba bilionária ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Assim, seria possível costurar a parceria com o setor privado para as obras.
Integrantes da bancada mineira no Congresso Nacional em Brasília são entusiastas da ideia. Segundo o senador Carlos Viana (PSD), falta apenas a autorização do ministro da Economia, Paulo Guedes, para que a Advocacia-Geral da União (AGU) và à Justiça em prol da transferência das multas — que estão sendo destinadas ao caixa único do Tesouro Nacional — à conta do BNDES.
“Vamos estruturar uma concessão e os recursos do FCA irão para o BNDES, que fará a estruturação da parceria público-privada. A gente já terá a contrapartida para a PPP na conta do BNDES”, explicou Gomes de Freitas.
“Sabemos o quanto essa obra é importante para a mobilidade. Todo mundo torce por ela”, completou o ministro da Infraestrutura.
Histórico
Em 24 de julho, uma portaria, publicada no Diário Oficial da União, qualificou as obras da linha 2 como intervenção apta ao Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do governo federal.Segundo a secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), cujo titular foi mudado recentemente, o itinerário irá contemplar sete estações. A expectativa é que 120 mil pessoas sejam utilizem a linha 2 diariamente.
Belo Horizonte, que conta com uma população na ordem de 2.512.070 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem apenas 19 estações, que atingem a marca de 28,2km de extensão, ligando a Estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, até a Estação Eldorado, em Contagem.