Acordar cedo não vem sendo tarefa fácil para os belo-horizontinos nos últimos dias. Nesta terça (4), especialmente, foi ainda mais complicado: a sensação térmica chegou a 0°C entre 6 e 7 da manhã nos pontos mais altos da cidade. A temperatura mínima propriamente dita ficou em 9,2°C e a máxima não deve ultrapassar os 24°C.
Quem não gosta de frio deverá ter, ainda, um pouco de paciência: a previsão é que as baixas temperaturas predominem, pelo menos, até amanhã.
"A previsão é que amanhã ainda tenhamos temperaturas baixas como essas e que só comece a subir a partir de quinta", explica Cleber de Souza, meteorologista do 5º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
8h00 - A previsão meteorológica indica que a terça-feira (4) será de céu claro com temperatura baixa. A mín foi de 9 °C, a máx estimada é de 24 °C e a UR mínima do ar de 30%. A sensação térmica foi -1 °C, entre 6 e 7 horas, nos bairros mais elevados. Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/BJeJ8bpCBa
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) August 4, 2020
As baixas na temperatura ainda se devem por consequências da atuação de uma massa de ar polar sobre o sudeste brasileiro. "A massa de ar polar está no oceano, jogando ventos frios para o continente. Aqui, atua uma massa de ar continental seca, que não favorece a formação de nuvens e causa perda de radiação, ou seja, o calor chega e vai embora e o frio prevalece quando não há sol", esclarece Souza.
O cálculo de sensação térmica realizado pela Defesa Civil da capital apontou mínima de -1°C. O órgão explica que pequenas variações na contabilização são normais, mas que, em suma, apontam para o mesmo resultado. Reafirmou, ainda, a autoridade do Inmet como órgão responsável pela meteorologia.
A mínima na Grande BH na manhã desta terça (4) foi de 5°C, em Florestal. A previsão é de céu claro com tempo seco durante todo o dia na região.