Um homem de 74 anos, após ter testado positivo para o coronavírus (COVID-19), desrespeitou as orientações médicas e não aceitou ficar em isolamento, em São Francisco, cidade de 56,3 mil habitantes do Norte de Minas. A Policia Militar teve que chamada para contornar a situação.
Leia Mais
Coronavírus: com recorde de 149 mortes em 24 horas, Minas ultrapassa 3 mil no totalEstudantes pedem retorno das atividades de universidade nos Vales do Jequitinhonha e MucuriEfeitos da pandemia: uso de antidepressivos cresce em Minas GeraisMúsico morre durante apresentação de 'live' no Norte de MinasCoronavírus: Minas registra 4.495 novos casos em 24 horas; 147 mil no totalCoronavírus: Minas chega a 142 mil casos e 3.304 mortesCOVID-19: Varginha bate recorde de casos confirmados em 24 horasO fato aconteceu na noite de segunda-feira (3) no Hospital Municipal Doutor Brício de Castro, no centro da cidade situada às margens do Rio São Francisco.
O homem foi levado à unidade de saúde na segunda-feira à tarde, apresentando sintomas gripais. Conforme uma fonte do hospital, o paciente recebeu o resultado do teste positivo para o coronavírus e foi orientado a permanecer na área de isolamento do pronto socorro do hospital, onde deveria ficar em observação e receber a medicação.
Entretanto, de acordo com testemunhas, o idoso não aceitou a permanência na área de isolamento e ficou exaltado. Os servidores tiveram que chamar a Polícia Militar para tentar conter o paciente.
Mesmo após a chegada dos policiais, conforme o boletim de ocorrência, o homem continuou nervoso e chegou a ameaçar cuspir na equipe de saúde e nos militares, o que poderia elevar o potencial de disseminação do coronavírus na unidade de saúde.
Conforme o tenente da Policia Militar, Fábio Martins Marcelo, foi necessária muita conversa com o idoso para acalmá-lo e evitar que ele cometesse qualquer ato que viesse a elevar os riscos de propagação da COVID-19 no hospital. A equipe da PM chegou à unidade de saúde às 20h e a situação somente foi contornada por volta das 23h.
Ainda de acordo com a PM, por causa do estado de saúde e do risco de contaminação de outras pessoas, o paciente de São Francisco não foi detido. Mas o boletim de ocorrência será encaminhado para a Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MMPG) e Vigilância Sanitária, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
CASOS DA COVID-19 EM SÃO FRANCISCO
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (4), até agora São Francisco teve 61 casos confirmados da COVID-19.