O Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas) valorizou a flexibilização do comércio anunciada pela prefeitura nesta terça-feira (4). Para o presidente da entidade, Nadim Donato Filho, os três dias de reabertura antes do Dia dos Pais pode dar fôlego aos empresários da cidade.
"São três dias agora muito importantes para o Dia dos Pais. Não paramos de negociar o tempo inteiro. Estamos aceitando e satisfeitos. Claro que se bares e restaurantes estivessem conosco seria bem melhor. Agora faço meu apelo. Usem máscara. Não respeitar é fechar o comércio novamente. Por favor, façam a higienização", disse Nadim.
O posicionamento do Sindilojas vai na contramão das interpretações da Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) sobre a flexibilização. Essas entidades criticaram a prefeitura mesmo diante da reabertura parcial.
Para a CDL/BH, o Executivo municipal agiu com contradição. Isso porque a flexibilização aconteceu em um cenário no qual a ocupação dos leitos de terapia intensiva permanece na zona vermelha, com taxa de 84% de uso.
Já o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, "faltou abrir bares e restaurantes". "Tudo foi de maneira meio ocorrida. O prefeito gosta muito de falar que não cede a pressão, mas quem não cede? A ciência tem que estar apoiada em estudo e boas práticas", afirmou.
Em pronunciamento nesta terça, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou que BH avança para a fase 1 da flexibilização do comércio a partir desta quinta-feira (6) até sábado (8).
No domingo até terça-feira (de 9 a 11/08), o comércio volta a fechar, com funcionamento apenas dos serviços essenciais. Depois, reabre novamente quarta, quinta e sexta (de 12 a 14/08).
Sobre os horários de funcionamento, a prefeitura informou que lojas de rua e galerias comerciais; funcionarão entre 11h e 19h. Já os shoppings entre 12h e 20h, com execeção das praças de alimentação (só retirada ou delivery). Atividades no formato drive-in só vão operar das 14h às 23h, e somente sexta, sábado e domingo.
Com isso, o comércio varejista, atacadista, salões de beleza, shoppings centers, galerias de lojas e atividades drive-in voltará a funcionar.
Como ficou a reabertura
Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):
• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.
• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.
• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.
Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):
• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 11h e 19h.
• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.
• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.