A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu nesta terça-feira, com a ajuda de uma vítima e de um motorista de Uber, um integrante de grupo de estelionatários que aplica o golpe do cartão. A prisão ocorreu na Zona Sul de Belo Horizonte. Foram apreendidos seis cartões, quatro máquinas de cartões, R$ 3.020,00 em dinheiro, um celular e um papelote de cocaína. A prisão possibilitará à Polícia Civil chegar aos líderes da quadrilha, em São Paulo.
O golpe funciona da seguinte forma:
- a vítima recebe um telefonema, supostamente de uma operadora;
- ela é orientada a passar os dados do cartão de crédito e confirmar dados;
- durante a chamada, ela é informada que o cartão está inoperante;
- a vítima é orientada a entregar o cartão a um motorista, supostamente da operadora, mas que é ligado à quadrilha ou trabalha com encomendas;
Leia Mais
Sexo, drogas e homicídio: mulher de 28 anos mata homem de 49 em BHHomem é condenado a 30 anos após roubar e matar motorista de aplicativo em BHUber vai arcar com tratamento de motoqueiro que perdeu a perna em BH; indenização é avaliadaPizzaiolo que fabricava drogas é flagrado com a 'mão na massa' em Governador ValadaresPreso em Paracatu um dos integrantes da quadrilha que roubou banco em janeiroFiscalização da Polícia Rodoviária Estadual intercepta drogas próximo a EspinosaOs policiais se posicionaram no local combinado e prenderam o motorista de Uber assim que ele chegou ao endereço. O chofer contou que recebeu pedido, via aplicativo, para levar uma encomenda (o cartão) até outro local.
Os policiais constataram que o motorista falava a verdade, confirmando na central de operação do Uber que ele tinha sido contratado para esse serviço.
O motorista passou, então, aos policiais, informações de onde deveria entregar o cartão. A partir daí, foi montada a operação para prender o estelionatário. Um segundo integrante da quadrilha conseguiu fugir.
O estelionatário confessou o crime e levou os policiais a dois hotéis, onde ele e o parceiro de golpe estavam hospedados. Nos quartos foram encontrados os cartões e as máquinas de clonar cartões.