(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guarda Municipal vai manter fiscalização com comércio aberto em BH

Durante o anúncio ontem, a prefeitura reforçou que as medidas de isolamento social precisam ser mantidas mesmo com a flexibilização


05/08/2020 12:04 - atualizado 05/08/2020 13:09

Além da segurança patrimonial, Guardas fiscalizam medidas de prevenção ao coronavírus na capital desde março(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Além da segurança patrimonial, Guardas fiscalizam medidas de prevenção ao coronavírus na capital desde março (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Mesmo com o anúncio da reabertura do comércio e serviços não essenciais em Belo Horizonte a partir desta quinta-feira em Belo Horizonte, a Guarda Municipal vai manter a fiscalização para garantir o cumprimento das medidas de contenção da pandemia de COVID-19. Desde março, a corporação realizou mais de 40 mil abordagens na capital e 73 alvarás de estabelecimentos em situação irregular foram recolhidos. 

“A corporação permanecerá fazendo o monitoramento do comércio e dos espaços públicos de Belo Horizonte para observar se os estabelecimentos estarão atuando de acordo com as novas regras, por meio de patrulhas preventivas realizadas espontaneamente por toda a cidade, em todos os dias da semana, verificando também as denúncias recebidas pelos canais disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte”, informou a  Guarda Municipal.

Durante o anúncio ontem, a prefeitura reforçou que as medidas de isolamento social precisam ser mantidas apesar da flexibilização. O uso de máscaras é obrigatório no município. Além disso, neste primeiro momento, as lojas só poderiam abrir as portas de quarta a sexta-feira

Segundo o balanço da Guarda Municipal, de 20 de março (quando a Prefeitura de Belo Horizonte publicou o primeiro decreto limitando a atividade comercial) até agora, os agentes realizaram 41.313 abordagens de orientação a comércios, empresas e espaços públicos. As ações resultaram no fechamento de 18.137 estabelecimentos funcionando de maneira irregular e à apreensõa de 73 alvarás. A região que mais exigiu a intervenção dos guardas municipais nos últimos meses foi a Centro-Sul (23% dos registros), seguida da Oeste (14%). 

A partir de 29 de junho, quando o Executivo municipal recuou da flexibilização e voltou a decretar o fechamento do comércio, os agentes fiscalizaram 6.728 estabelecimentos comerciais e descobriram que 864 estavam em desacordo com as determinações e as lojas precisaram ser fechadas. Sete alvarás de localização e funcionamento foram recolhidos. 

Como denunciar


A prefeitura criou canais para a população da capital denunciar estabelecimentos funcionando indevidamente e a existência de aglomerações. Um deles é o aplicativo PBH APP ou o Portal de Serviços da Prefeitura. No site ou no app, os nomes dos serviços são:

Veja as novas regras para abertura do comércio em Belo Horizonte(foto: Arte EM)
Veja as novas regras para abertura do comércio em Belo Horizonte (foto: Arte EM)


O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)