Circulando pela Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira, a reportagem do EM flagrou portas baixas, mas movimentação que indica a preparação. A organização da loja Pimenta Verde, que fica na Savassi, estava a todo vapor na tarde desta quarta-feira. "Estávamos fazendo atendimento apenas via whatsapp. Por isso, a loja acabou ficando um pouco desorganizada. Tiramos o dia para colocar as roupas no lugar para atendermos o público amanhã", contou a gerente da loja Ângela Coelho, de 25 anos.
Além disso, fizeram a medição do espaço para calcular o número de pessoas permitidas por vez no estabelecimento. A expectativa é alta com a chegada do Dia dos Pais. "Brinquei com as meninas que espero que a gente venda o mês todos em três dias. Gostaríamos que retornasse mesmo é para o horário normal, mas entendemos que isso não é possível até o surgimento da vacina", acrescentou.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), as roupas (51%) devem ser os itens mais buscados por quem deseja presentear os pais, seguidas por acessórios e calçados (28%), materiais eletrônicos e de informática (25,1%) e perfumes e cosméticos (22,18%).
Barbara Michele Sousa Santos, de 33, também é gerente de uma loja de roupas femininas, a Liv, localizada na Savassi, e passou o dia "correndo" para arrumar o lugar. "Estamos cuidando de leiaute, vitrine e armários, e fazendo a limpeza, já que a loja ficou fechada", contou.
Ela relata que foi feita uma reunião com os funcionários para repassar as orientações quanto ao atendimento do público. "A reunião foi para repassar todo o protocolo de higienização, além do uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Também orientamos a limpeza da loja com água sanitária e como esterilizar as peças de roupas", disse. Com isso, todas as funcionárias estão ansiosas para a retomada. "Estamos com a expectativas lá em cima, estamos pensando na volta ao atendimento com todo o carinho aos nossos clientes."
Cartazes anunciando a reabertura chamam a atenção de quem passa pela via e têm o intuito de capturar clientes:"Abriremos amanhã, às 11h", disse um deles. Pelo Centro, a reportagem encontrou um cenário muito parecido.
Definição dos horários
A PBH publicou o decreto e atualiza horários e protocolos sanitários para reabertura nesta quarta-feira. Como excepcionalmente o comércio varejista contemplado na Fase 1 poderá abrir suas portas neste sábado, dia 8, o município também fez uma adequação, a pedido dos lojistas, no horário de funcionamento dos estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas neste dia, que será entre 9h e 15h.Na próxima semana, o funcionamento continuará conforme o anunciado: de quarta a sexta-feira, entre 11h e 19h. A antecipação aos sábados também valerá para as atividades de cabelereiro, manicure e pedicure, que poderão funcionar de 9h as 17h nesse dia. Segundo a administração municipal, a decisão foi possível após análise do impacto no fluxo de pessoas nesse período.
Entretanto, é importante ter cautela. Isso porque, segundo a administração municipal, a população é agente fundamental para evolução da reabertura das atividades, pois todas as medidas de segurança e higiene já recomendadas devem continuar sendo adotadas para que os indicadores permaneçam estáveis.
Regras como distanciamento social, uso correto de máscara; evitar aglomeração e conversas nos transportes e espaços coletivos são algumas dessas medidas. Os especialistas alertaram que as pessoas só devem sair de casa se necessário.
Dicas de funcionamento
O Dia dos Pais é uma data importante para os comerciantes. Pensando nisso, a analista de relacionamento da Fecomércio-MG, Aline Grazielle, listou algumas dicas importantes para os comerciantes. Confira:Prepare sua loja
Invista seu tempo e recursos em uma apresentação atraente para os seus produtos. “Os feeds, timelines e stories das redes sociais são vitrines virtuais, e, por isso, devem ‘entrar no clima’ do Dia dos Pais”, observa Aline. Para a especialista, uma divulgação caprichada deve ter fotos bem iluminadas, vídeos criativos e uma descrição poderosa, que chame a atenção do cliente. “Se você vende roupas, pode montar os looks e mostrá-los nos manequins”, ressalta.
Planeje promoções
Com as oscilações na renda, devido aos efeitos financeiros da pandemia de COVID-19, oferecer promoções é uma estratégia fundamental. “Os preços promocionais são atrativos para o consumidor, facilitam as vendas e ajudam a circular o estoque, gerando fluxo de caixa”, destaca Bárbara. Ela lembra que, além dos valores, as condições e formas de pagamento também são fatores decisivos para que o cliente transforme a intenção em presente.
Atenda com excelência
As datas comemorativas pedem atenção redobrada do empresário. Verifique frequentemente todas as plataformas digitais onde sua empresa se encontra. “O atendimento ágil e eficiente é uma das chaves para o sucesso nas vendas, sejam presenciais ou digitais. Se ainda não possui um canal por WhatsApp, crie uma conta. Hoje, segundo o Sebrae, 98% da população ativa do país tem esse aplicativo instalado no celular”, salienta Aline.