Ficar confinado dentro de casa durante a quarentena pode ser um desafio para a maioria das pessoas. E o fotógrafo Marcelo Prates decidiu fazer dessa experiência uma poesia pelo olhar de sua lente. Ele fotografa tudo que acontece na visão da janela de seu apartamento.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, ele está em isolamento social dentro de casa, no Buritis. Marcelo conta que as fotografias são uma forma de ele passar o tempo durante o isolamento.
“No mesmo dia que eu decidi ficar confinado por causa do coronavírus, comecei com essa ideia. De lá pra cá, o que eu tenho feito é passar a maior parte do tempo na janela, fotografando tudo o que aparece na minha frente. Animais, helicópteros, aviões, pipas, pessoas. Eu faço de tudo que vejo de legal para compor uma imagem”, explica.
Marcelo Prates ainda diz que as fotos são como um diário da pandemia registrados em imagem. Ele acompanha o que as pessoas têm feito durante a quarentena pela varanda. Algumas fazem exercício, outras passam roupa, tomam café.
Ele também registra a movimentação de uma obra que está sendo feita ao lado do condomínio que mora. “Eu tenho fotografado com um olhar mais poético, mais artístico o trabalho dos pedreiros”, destaca.
Marcelo é jornalista com especialização em fotografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já trabalhou em outros jornais como O Globo, e ainda em empresas como a mineradora Vale. E agora, Marcelo Prates trabalha como freelancer da Futura Press, de Nova York.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.