Leia Mais
Abrasel consegue liminar para permitir funcionamento de bares e restaurantes em BHKalil anuncia reabertura parcial do comércio a partir de quinta-feira COVID-19: bares e restaurantes ficam de fora da reabertura; setor reageAbrasel pede para que Minas permita venda de bebidas alcoólicas no domingo de eleiçõesPopulação de Contagem está dividida sobre reabertura de bares e restaurantesJustiça obriga governo de Minas a internar paciente em UTI Antes da abertura, multidão faz fila na porta de shopping popularPBH publica normas para realização de eventos drive-in; entenda como vai funcionarFortes rajadas de vento provocam sensação térmica de -1ºC em BH Motorista alcoolizado atropela e mata dois ciclistas em rodoviaBH tem trânsito carregado e movimento intenso em dia de nova retomada do comércioNo processo, a Abrasel alega que outras atividades com o mesmo potencial de risco ou maior tiveram seus alvarás de funcionamento liberados, como shoppings centers, galerias de loja, centros comerciais e salões de beleza. A entidade também sugeriu algumas medidas sanitárias para reabrir bares, restaurantes e lanchonetes. São elas:
- Distanciamento mínimo de um metro entre as cadeiras ocupadas;
- Distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas;
- Distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas nas filas no momento da entrada do estabelecimento e do pagamento, fixando marcações no chão;
- Distanciamento mínimo de um metro entre os colaboradores;
- Disponibilização do álcool em gel 70% para os clientes, na entrada do estabelecimento e em pontos estratégicos;
- Reforçar a higienização do piso e de superfícies;
- Providenciar lixeiras com tampa e pedal;
- Exigir o uso de máscaras aos colaboradores e aos clientes;
- Permanência de até no máximo 1 hora dentro do estabelecimento;
- Limitar a lotação do estabelecimento em no máximo 50% de sua capacidade.
Assim como no processo anterior, o mandado de segurança pedido pela Abrasel tem como assunto a classificação de "abuso de poder".
Veja o que será reaberto a partir desta quinta
Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):
• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.
• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.
• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.
Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):
• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 11h e 19h.
Continua depois da publicidade
• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.
• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás