A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do Município (DOM), as regras para realização de eventos no formato drive-in, ou seja, aqueles que reúnem o público em veículos automotores. Uma alternativa de entretenimento para o público, viabilizando shows, exibição de filmes, entre outros.
As regras foram divididas em quatro módulos: acesso e permanência; ingressos e alimentos; banheiros e profissionais.
Leia Mais
Conheça as cidadezinhas de Minas aonde o coronavírus ainda não foiAbrasel entra na Justiça pela 2ª vez por reabertura de bares e restaurantes em BHBH tem trânsito carregado e movimento intenso em dia de nova retomada do comércioDrive-in: tela gigante de cinema a céu aberto chega a Grande BHProcura por medidas protetivas a mulheres cresce mais de 50% em UberabaCom longas filas e pouco distanciamento, shopping reabre as portas no Centro de BHAntes da abertura, multidão faz fila na porta de shopping popularCarreta sai da pista e cai no leito de ribeirão na MG-424Drogas e aglomeração; dois homens são presos em baile funk com 300 pessoas em BetimO segundo conjunto de regras - ingressos e alimentos - começa abordando sobre a preferência pela venda antecipada e eletrônica de ingressos e alimentos. Este último, caso o cliente tenha adquirido, poderá retirar os produtos no drive thru ou recebê-los diretamente no carro. As embalagens devem ser desinfetadas com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes. Já ao entrar no evento, os recepcionistas devem utilizar o QR Code ao checar os ingressos, ou recebê-los já impressos.
Em relação aos banheiros, mecanismos terão que ser adotados para assegurar o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas que se deslocam e que aguardam para acessar os toaletes. Na parte interna, saboneteiras têm sempre que estar abastecidas, além da presença do papel toalha descartável e álcool 70%.
Quem trabalhar nos eventos terá de ser instruído sobre o uso correto da máscara e manuseio para descarte, realizando a troca do item a cada quatro horas de trabalho. O uniforme deverá ser utilizado apenas no local do serviço e não pode ser compartilhado, assim como máscaras e demais equipamentos de proteção. Clientes e colaboradores têm que se manter afastados e ambos têm que evitar conversas desnecessárias entre si. Aqueles empregados que estiverem com suspeita ou confirmação de COVID-19, terão de ser encaminhados para unidades de saúde.
Confira as regras na íntegra
1. Acesso e permanência:
1.1. O evento deverá ser realizado em local descoberto e cercado, possibilitando a restrição da quantidade de veículos a serem estacionados no local.
1.2. Vedada a entrada de motocicletas, bicicletas, veículos conversíveis com a capota aberta, vans e similares e pedestres.
1.3. Máximo de quatro ocupantes por veículo.
1..4. Distância de, no mínimo, 2m (dois metros) entre vagas demarcadas para estacionamento de veículos.
1.5. Em caso de necessidade de atendimento, o cliente deverá ligar o pisca alerta para que a equipe do evento possa atendê-lo.
1.6. Vedado deixar a porta do veículo aberta durante o evento.
1.7. Vedada a saída do público dos veículos, exceto para ida ao banheiro.
1.8. Vedada a interação entre participantes de veículos distintos.
1.9. Uso obrigatório de máscaras ao sair do veículo e quando houver atendimento pela equipe do evento.
2. Ingressos e alimentos:
2.1. Dar preferência à venda antecipada e eletrônica de ingressos e alimentos.
2.2. Caso o cliente tenha adquirido itens de alimentação, poderá retirá-los no drive thru ou recebê-los diretamente no carro.
2.3. Desinfetar com álcool 70% todas as embalagens de alimentos antes de entregá-las ao cliente.
2.4. Na entrada do evento, o cliente deverá apresentar QR Code do ingresso ou ingresso já impresso para os recepcionistas.
3. Banheiros:
3.1. Adotar mecanismos para assegurar o distanciamento de 2m (dois metros) entre pessoas que se deslocam e aguardam para acessar os banheiros.
3.2. Limitar o acesso aos banheiros a sua capacidade de uso.
3.3. Manter as saboneteiras e toalheiros dos lavatórios dos clientes e colaboradores abastecidos de sabonete líquido, papel toalha descartável e álcool 70%.
3.4. Manter os banheiros limpos e sanitizados, ajustando a frequência de acordo com a necessidade.
4. Profissionais:
4.1. Instruir os funcionários sobre a obrigatoriedade do uso e da correta utilização da máscara e manuseio para guarda ou descarte, realizando a troca no máximo a cada quatro horas de trabalho, se estiver úmida ou sempre que necessário.
4.2. Funcionários devem vestir uniforme somente no local de trabalho.
4.3. Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados.
4.4. Manter afastamento adequado no contato entre clientes e funcionários do evento.
4.5. Reforçar a importância da distância de 2m (dois metros) entre os funcionários.
4.6. Os funcionários devem evitar conversas desnecessárias entre si e com os clientes.
4.7. Funcionários devem ser afastados em casos de constatação ou suspeita de ter contraído a Covid-19, devendo ser encaminhados para atendimento em unidades de saúde.
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás