O primeiro dia de reabertura do comércio após a liberação por decreto da Prefeitura de Belo Horizonte foi movimentado no Centro. Muitos carros nas ruas e pessoas mascaradas às compras formaram filas na porta de lojas e galerias, como no Shopping Oiapoque.
O montador de móveis Carlos Fabrício Luís, de 26 anos, foi o primeiro a chegar na fila. Ele precisava comprar peça para o carro e disse que valeu a pena a espera, pois é cliente fiel do local. "Eu sempre comprei aqui. Até tenho medo do coronavírus, mas se ficar lotado eu vou embora", disse.
Lotação que não deve ser registrada, avalia o proprietário do Shopping Oi, Mário Valadares. "Acho que essa abertura ampla proposta pela prefeitura foi inteligente porque vai pulverizar as vendas", comenta o comerciante.
Apesar de ser véspera do Dia dos Pais, data que movimenta os lucros na economia, o empresário acredita que não vai ter muito resultado nas vendas. "As pessoas não estão com dinheiro, muitos desempregados."
Para entrar no shopping, o esquema contra o coronavírus está firme. Fila com distanciamento, aferição de temperatura e controle de clientes. Do lado de dentro, cerca de 300 câmeras monitoram possíveis aglomerações e um segurança, da sala de observação, notifica outros guardas que estão nos corredores pedindo que os clientes respeitem a distância segura contra o contágio da doença.
REFORÇO DA PM
A Polícia Militar (PM) também intensificou as ações de segurança na região. Às 11h30, uma operação foi lançada da Praça Rio Branco. "A gente fez uma intensificação de viaturas para assegurar a segurança na reabertura do comércio na região central. Em especial hoje houve uma alternância dos turnos para adequar com a abertura das lojas", explica o tenente-coronel Micael Henrique Silva, comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar.
"É uma junção de caráter preventivo pra gerar sensação de segurança maior. A gente espera que as pessoas possam vir comprar com tranquilidade e não ocorra aumento criminal", espera.
Confira como será o funcionamento
Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):
• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas - quinta a sábado, entre 11h e 19h.
• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário) - quinta a sábado, entre 11h e 19h.
• Cabeleireiros, manicures e pedicures - quinta a sábado, entre 11h e 20h.
• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas - quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.
• Atividades no formato drive-in - sexta a domingo, de 14h às 23h.