A operação "Anilha" da Polícia Federal apreendeu dezenas de pássaros silvestres na manhã desta quinta-feira (6) em Perdigão, pequena cidade do Centro-Oeste de Minas. As investigações tiveram início em 2019 e identificaram criadores que falsificavam ou adulteravam as identificações legais dos animais.
Leia Mais
Drogas e aglomeração; dois homens são presos em baile funk com 300 pessoas em BetimMulher enfrenta criminosos durante tentativa de assalto em Varginha; veja vídeo Sete Lagoas intensifica mutirão contra dengue para evitar superlotação em hospitaisApós contaminação, comunidades ao longo do Rio Paraopeba recebem água potávelSegundo agentes da Polícia Federal, os criadores adquiriam os pássaros clandestinamente e falsificavam ou adulteravam as anilhas - espécie de anel colocado em aves silvestres nascidas em cativeiro para fins de identificação do Ibama. Eles, então, realizavam os cadastros falsos no sistema do órgão e davam aparência de legalidade a essas transações.
Os envolvidos responderão por falsificação de selo ou sinal público, crime ambiental e associação criminosa. Se condenados, podem cumprir até dez anos de prisão.