Conscientizar os jovens sobre determinado assunto é sempre uma tarefa delicada, que exige atenção e responsabilidade. E nesta época de pandemia pela COVID-19, a adesão desta faixa etária às medidas de isolamento social e higienização é fundamental para achatar a curva da doença. Pensando nisso, a agente de fiscalização de transporte da Secretaria Municipal de Obras, Segurança, Trânsito e Transporte de Sete Lagoas, Daniela Maia, criou uma websérie "Daniévola na luta contra a COVID-19", que narra de maneira bem leve a forma como crianças e jovens devem se comportar nesse momento atípico.
“Ano passado tinha feito uma peça e trouxe essa mesma personagem, que era bruxa na primeira versão, mas agora se transformou numa fada na websérie, para apresentar uma abordagem sobre a utilização de máscaras de proteção e como usá-las corretamente”, conta Daniela, que também é atriz.
Nos oito episódios, que têm uma linguagem descolada e curta duração, Daniela narra a saga de Daniévola, que se transforma numa fada, mas que não perde seu nariz de bruxa. Com a pandemia, a professora para qual ela sempre aparecia nos sonhos para dar conselhos, acaba tendo uma crise de insônia e Daniévola, então, pede às fadas superioras permissão para vir à Terra. Deste jeito, consegue perder seu nariz de bruxa para usar máscara de proteção. Na Terra, ela ensina crianças e jovens sobre a importância de usar equipamentos de proteção, da higienização das mãos, como se comportar durante compras nas ruas, além de mostrar a importância de proteger os idosos.
Os episódios foram lançados no Youtube nesta quarta-feira e, em um dia de exibição, já tiveram quase 400 visualizações. A intenção da atriz é que a websérie, cujo roteiro foi escrito em apenas três dias, ganhe o país. “Gostaria demais que as pessoas vissem e até copiassem a websérie para que tivesse um alcance maior. Nesse momento o que importa é que a informação chegue ao maior número possível de pessoas”.
A websérie contou com a colaboração das secretarias de Esporte e Assistência Social e pode ser acessada no endereço https://gg.gg/danievola.
COVID-19 em Sete Lagoas
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, Sete Lagoas confirmou 29 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, sendo 15 mulheres e 14 homens, elevando o número de casos positivos a 1.030. Entre os casos confirmados, nove pessoas se encontram internadas, 160 em isolamento domiciliar e 844 curadas, o que corresponde a 82% dos infectados. A cidade segue com 17 óbitos registrados desde o início da pandemia.
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás