(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

'Que alívio de ver vitrine', diz cliente na Savassi no primeiro dia de reabertura em BH

Movimento na Região Centro-Sul é fraco se comparado ao Hipercentro da capital


06/08/2020 16:32 - atualizado 06/08/2020 21:24

Loja de roupas aberta na Savassi nessa quinta-feira(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Loja de roupas aberta na Savassi nessa quinta-feira (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A reabertura do comércio na Região da Savassi não teve o mesmo impacto que na Região Central durante o primeiro dia de flexibilização em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (6). Nas ruas no entorno da Praça Diogo de Vasconcelos o movimento ainda era tímido, mas comerciantes comemoram a volta do contato com o cliente que também se sente aliviado em poder entrar em uma loja física.

“Que alívio! Saudade de ver vitrine que você não imagina”, festeja Elza de Souza, de 72 anos. “A gente passa e vai olhando”, conta a compradora. Moradora do Bairro Sion, na Região Centro-Sul de BH, Elza encontrou com a vizinha Imaculada Silveira, de 73, após meses dentro de casa. E não foi em sua rua. O encontro se deu na Avenida Cristóvão Colombo, durante as compras. “Eu falei: vou dar uma volta porque vou na terapia e vou caminhando. Também é um alívio pra mim. Eu não aguentava mais ver a rua da fechada”, conta a amiga.

A alegria de girar a economia também é dividida com os comércios, que precisaram reforçar as medidas sanitárias. A gerente de uma loja de roupas Bárbara Michele Souza Santos, de 33, se diz feliz em voltar a trabalhar com o público. “Já tivemos muitas vendas hoje graças a Deus. E com todo cuidado”, conta. “Acho que todos estamos com receio. A pandemia é muito séria, mas com todos os cuidados tomados a gente vai dar conta de vencer.”

O respiro também foi sentido pela comerciante Cláudia Boleta, 33, que pensa em criar descontos para vender as peças da estação passada. “A expectativa é boa. Eu tive que investir em mercadoria, minha mercadoria de inverno ainda está parada. Tudo pra começar agora é válido, ajudar na crise. Não adianta jogar o preço lá em cima e não ter cliente. Agora é orar pra melhorar, pra não fechar de novo”, comenta. “O que a gente teme é que o Kalil tenha aberto pensando só no Dia dos Pais. A gente não sabe se ele abriu pensando no comerciante ou na política”.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)