Jornal Estado de Minas

HOMICÍDIO

COVID-19: homem vai a júri popular por plataforma virtual em Poços de Caldas


Ronaldo Aparecido Bruno, de 37 anos, acusado de matar um pedreiro em Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado. O crime aconteceu em julho do ano passado. Ronaldo respondeu na Justiça por homicídio triplamente qualificado
 
 
Por causa da pandemia de COVID-19, o júri ocorreu por meio de uma plataforma virtual nesta quinta-feira (6). A sentença saiu após 14 horas de julgamento.





O delegado responsável pelo caso, Cleyson Rodrigo Brene, participou como testemunha. “Juiz, promotoria e defesa ficaram em pontos separados. O réu permaneceu no presídio de Poços de Caldas. O julgamento foi bem conduzido”, explica.

De acordo com a polícia, o pedreiro Elissandro Barreira Basso, de 43 anos, era bem conhecido na cidade. Ele foi morto a pauladas. O corpo dele foi encontrado em um terreno baldio, no Bairro João Pinheiro. A vítima tinha ferimentos no rosto e na cabeça. No local, a polícia também encontrou documentos de Elissandro e um pedaço de madeira sujo de sangue.

Ronaldo foi preso dois meses depois do crime. Segundo a polícia, ele estava em um abrigo de moradores de rua. “Na época, Ronaldo confessou o crime. Ele disse para a polícia que teve ajuda da companheira Joelma Maria dos Santos. O motivo que ele apontou foi uma desavença sobre o não pagamento de um programa”, completa o delegado.   

Ainda segundo a polícia, Joelma morreu quatro dias antes de ser presa. “O mandado de prisão já estava pronto. A mulher era garota de programa e usuária de drogas. Ela morreu de overdose em Campinas, interior de São Paulo”, finaliza. 



O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: