A semana começou com estabilidade nos números de óbitos por COVID-19 em Governador Valadares, a maior cidade do Leste de Minas Gerais. A cidade não registrou óbito no domingo, de acordo com boletim epidemiológico da prefeitura, e o total de mortes da úlltima semana (17) repetiu o da semana anterior. No total, a cidade contabiliza 164 óbitos confirmados em 30 ainda sob investigação.
Outros números que trouxeram alívio e esperança aos moradores da região estão relacionados à ocupação de leitos UTI/SUS, que caíram em relação à semana passada. A Secretaria Municipal de Saúde registrou 53,5% de ocupação nos leitos UTI/SUS, que estão no Hospital Municipal e no Hospital Bom Samaritano. Na semana anterior, esse marca havia sido de 62,8%. Na rede particular, a ocupação caiu de 96% para 84%. O número de casos confirmados atingiu um número de 4.949 pessoas. Deste total, 4.461 estão recuperados da doença.
Já em Ipatinga, maior cidade do Vale do Aço, o número de casos segue em evolução. No boletim de domingo, o total de casos confirmados chegou a 6.251. A única morte por COVID-19 do domingo foi a de um homem com 70 anos, morador do Bairro Vila Formosa, que estava internado no Hospital Márcio Cunha. A família desse homem recebeu as informações detalhadas sobre o óbito e as orientações que deveriam ser seguidas para o sepultamento, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Perto de Ipatinga, na Região Metropolitana do Vale do Aço, Santana do Paraíso registrou a morte de uma mulher de 66 anos, que estava internada desde o dia 1o de agosto. A coleta para o exame foi realizada no dia 2 e o resultado positivo foi divulgado no sábado.
No Hospital Dr. José Maria de Morais, em Coronel Fabriciano, o atendimento aos pacientes de COVID-19 seguiu em seu ritmo, apesar da interdição de leitos UTI para pacientes encaminhados pelo SUS Fácil. A direção do hospital afirmou já ter solucionado os problemas apontados pela Superintendência Regional de Saúde e aguarda uma nova vistoria no local. Os pacientes com casos leves de COVID-19 são atendidos e tratados na Unidade Referência da Rua Alberto Sharlet, 130.
No Hospital Dr. José Maria de Morais, em Coronel Fabriciano, o atendimento aos pacientes de COVID-19 seguiu em seu ritmo, apesar da interdição de leitos UTI para pacientes encaminhados pelo SUS Fácil. A direção do hospital afirmou já ter solucionado os problemas apontados pela Superintendência Regional de Saúde e aguarda uma nova vistoria no local. Os pacientes com casos leves de COVID-19 são atendidos e tratados na Unidade Referência da Rua Alberto Sharlet, 130.
O boletim epidemiológico de ontem registrou 2.285 casos em Coronel Fabriciano e 38 mortes, sendo duas no último fim de semana. Uma das mortes foi a de Romildo Rodrigues, de 70, que estava internado desde 14 de julho. Mesmo enlutada, a família Rodrigues foi até ao HJMM e instalou uma faixa em agradecimento às equipes de saúde que, segundo os familiares, fizeram de tudo para salvar a vida do idoso.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás