A Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, apresentou o Plano Estratégico de Retomada Econômica. O projeto anunciado nessa quarta-feira (12) foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio de pesquisas realizadas com empresários e turistas. O plano também engloba o comércio, agronegócio e indústrias.
Leia Mais
Atividades turísticas crescem 19,8% em junho ante maio, diz IBGEGoverno diz não ter sido notificado pela China sobre COVID-19 em frango do BrasilServiços crescem em 21 das 27 unidades da federação em junho ante maio
Confira a íntegra do plano de retomada:
Entre as ações estabelecidas está a criação de um terminal rodoferroviário para incentivar o transporte de cargas por meio da ferrovia. “Mais de 50 iniciativas vão atingir todos os setores da economia, o comércio, a indústria, o agronegócio e principalmente o nosso turismo. Essa é uma retomada segura e consciente de nossa economia”, completa.
O prefeito Sérgio Azevedo aproveitou a presença de representantes do trade turístico municipal e anunciou a retomada das atividades do setor de turismo, que começa a valer a partir desta sexta-feira (14). “A decisão sobre a retomada do turismo foi tomada após reunião on-line com o comitê de estado da Saúde. Essa retomada vai acontecer de forma gradual. Os hotéis vão poder usar 40% de sua capacidade”, explica prefeito.
De acordo com o prefeito, todo turista que chegar à cidade vai passar por uma barreira sanitária. “Os turistas que apresentarem algum sintoma suspeito para COVID-19 serão orientados a procurar o Hospital de Campanha. A mesma orientação foi repassada aos hoteleiros, caso algum hóspede apresente sintomas. Nas barreiras, o turista receberá um folder explicando todo o protocolo implantado na cidade e quais são as regras que deverá seguir para que seu passeio possa ser feito com toda a segurança”, completa.
Segundo a prefeitura, neste primeiro momento, vans e ônibus de excursões ainda não estão liberados. “O setor se uniu como nunca tinha visto antes. Foi um trabalho feito em conjunto para que a cidade pudesse flexibilizar o setor turístico “, afirma.
Entrada ainda proibida
Mesmo com a liberação dos turistas, os pontos turísticos vão permanecer fechados. Mas os bares e restaurantes terão horário livre de funcionamento, assim como o comércio de modo geral. “A gente precisa deixar claro que a pandemia continua. E cada um tem que ter a responsabilidade dos protocolos sanitários, sejam comerciantes ou clientes. Temos que fazer nossa parte. Se não, há risco de a gente ter que voltar para o fim da fila”, explica Carlos Henrique Diniz Cobra, presidente da Associação Comercial da cidade (Acia).
Poços de Caldas tem pouco mais de 160 mil habitantes e está na onda amarela do Programa Minas Consciente. De acordo com o último boletim municipal divulgado, a cidade soma 543 casos confirmados de COVID-19 e 17 mortes em decorrência a doença.