O Hospital São João de Deus, em Santa Luzia, foi reaberto nesta quinta-feira (13) após cinco anos fechado. A instituição filantrópica passou por uma reforma estrutural extensa, incluindo a rede elétrica, hidráulica e o telhado. Segundo a secretaria de Saúde do município, inicialmente, o hospital oferecerá os serviços de clínica médica, cirurgias, pediatria, ortopedia, além de serviços de diagnóstico e imagem.
Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), afirmou que os leitos para tratamento de pacientes com a COVID-19, abertos desde de 13 de abril, continuarão funcionando. “Estamos trabalhando na separação das alas para continuar com atendimento aos pacientes com COVID-19. Tudo com segurança”.
O prefeito do município ainda informou que a partir do dia 24 de agosto, o hospital começará a realizar cirurgias eletivas. “São mais de 7 mil pessoas na fila. Desde o início da pandemia, Belo Horizonte não realiza cirurgias eletivas”, lembrou.
A secretária de Saúde de Santa Luzia, Nádia Cristina, lembrou as vítimas da COVID-19 no município. “O hospital está aberto desde abril para salvar vidas. Infelizmente, tivemos mortes, como é a natureza da doença”, ressaltou.
O Hospital São João de Deus ficará fechado entre os dias 14 e 16 de agosto para desinfecção. A partir da próxima segunda-feira (17), os atendimentos acontecerão normalmente.